O programa denominado 'Santos Mais Segura' / Foto: LG Rodrigues
Continua depois da publicidade
Com o objetivo de reforçar a segurança em Santos, o prefeito Rogério Santos anunciou, durante o fim da manhã desta terça-feira (12), um programa denominado 'Santos Mais Segura'. Entre as medidas previstas estão novas viaturas, equipamentos, mais armamentos, plano de carreira e aumento de efetivo da Guarda Civil Municipal santista por meio de novo concurso.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O pronunciamento foi efetuado na Praça das Bandeiras, durante coletiva de imprensa. Carro chefe do anúncio, o novo concurso público da Guarda Civil Municipal deverá ser publicado nesta quarta-feira (13) e almeja aumentar o efetivo da instituição com 200 novos profissionais.
"Isso fará com que o nosso efetivo passe pra 620 guardas, maior que o efetivo do Estado aqui na Cidade de Santos. Compramos mais viaturas, mais doze viaturas, adquirimos mais armamento, então hoje temos aí um um equipamento de 170 pistolas pra Guarda Municipal, mais seis fuzis. Também adquirimos dois drones, trabalhando também com a tecnologia, ampliando as câmeras de segurança e anunciando também o concurso", afirmou Rogério Santos.
Continua depois da publicidade
O momento delicado da segurança pública na Região, que já se aproxima da marca de 30 mortes nesta terça-feira (12) em decorrência de operações policiais realizadas desde agosto deste ano, também foi comentado pelo chefe do Executivo santista.
"Estive em reunião com o governador Tarcísio de Freitas, conversando justamente sobre segurança, sobre as políticas de segurança, e o governador assegurou aumento do efetivo pra Baixada Santista, investindo em políticas públicas e segurança. Não é só questão de armamento e efetivo de segurança, mas também investir na educação, saúde, e o governador lançará mais pacotes habitacionais aqui pra Baixada Santista".
Continua depois da publicidade
"Estamos aumentando o nosso efetivo pra trabalhar junto com o Governo do Estado e com o Governo Federal que são os responsáveis pela constituição, pela segurança pública, mas o município não pode ficar parado, a gente tem que somar esse pacote de ações pra melhorar a qualidade da segurança pública aqui na cidade de Santos", afirmou.
Outra novidade que era aguardada é o plano de cargos e salários para a instituição.
"O plano de carreiras também é uma consequência desse progresso que a Guarda Municipal experimentou, ela não cresceu só em atividade, em peso, ela cresceu também em número de integrantes e a gente sentiu a necessidade legítima dos guardas, de termos um plano de carreira porque eles estão aqui por idealismo, a maior parte deles. Nada mais justo do que a gente premiar este idealismo com critérios técnicos baseado na legislação", explicou o secretário de Segurança Pública de Santos, Sérgio Del Bel.
Continua depois da publicidade
HOMENAGEM.
Parte das novidades, a ROMU passará a ter um novo nome em homenagem a uma importante figura da história santista.
"A Guarda Municipal vem do Osvaldo Justo, nosso saudoso prefeito que tanta coisa fez pela cidade de Santos, mas no dia de hoje a gente destaca o Oswaldo na questão da segurança, que foi um exemplo pro Brasil. Então, a partir de hoje, a Rondas Ostensivas Municipais passa a se chamar Rondas Ostensivas Municipais Prefeito Oswaldo Justo, para orgulho de todos nós santistas e para orgulho da Guarda Municipal", concluiu o prefeito.
Continua depois da publicidade