ELEIÇÕES

Em Santos, Lula vence na Zona Noroeste e morros, Bolsonaro fatura área mais nobre

A zona eleitoral 118 conta com colégios eleitorais localizados nos bairros mais afastadas da orla da praia

LG Rodrigues

Publicado em 08/10/2022 às 07:00

Atualizado em 08/10/2022 às 15:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno das eleições / Marcos Correa/PR e Cristiane Matto/Folhapress

Continua depois da publicidade

As populações dos bairros onde a população é menos favorecida financeiramente foi a que mais apoiou a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência neste primeiro turno de corrida eleitoral. Segundo dados do pleito, a Zona Eleitoral 118 foi menos favorável a Jair Bolsonaro do que as outras duas que existem no município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Lula tem 49%, e Bolsonaro, 44%; indecisos somam 2%, e brancos e nulos, 6%, mostra Datafolha

• Homem negro é preso por PM e ouve: 'Vai gritar Lula lá na África'; veja

• Nordestinos sofrem ataques após votação gigante em Lula

Em estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que podem ser encontradas de forma destrinchada no portal Poder360, os dados apontam vitória do candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores em seções e seções especiais encontradas em locais de votação em endereços de bairros periféricos da maior cidade da Baixada Santista.

A zona eleitoral 118 conta com colégios eleitorais localizados nos bairros Jardim Castelo, Chico de Paula, Centro, Jardim Santa Maria, Rádio Clube, Bom Retiro, Vila Nova,  Jardim São Manoel, Jardim Piratininga, Areia Branca, Saboó, Valongo, Caruara, Jabaquara, Vila Matias além de Monte Cabrão, na área continental, Morro do São Bento e Morro da Nova Cintra e Encruzilhada, único bairro localizado próximo das áreas consideradas mais nobres pela população local.

Continua depois da publicidade

Na apuração eleitoral, a 118 foi a única Zona em Santos onde Lula venceu o pleito, alcançando 39.525 votos, um total de 46,06% dos votos, contra 36.221 eleitores a favor de Jair Bolsonaro (PL), que somou 42,21% no local. A mesma zona eleitoral também foi a única onde Felipe D'Avilla, do Novo, ficou atrás de Soraya Thronicke, do União Brasil.

Em contrapartida, Jair Bolsonaro teve larga vantagem nas zonas eleitorais 272 e 273, que englobam os bairros Aparecida, Boqueirão, Campo Grande, Embaré, Estuário, Gonzaga, Macuco, Ponta da Praia, Vila Belmiro, Marapé, Pompéia e José Menino. Na primeira, o atual presidente venceu Lula por 42.587 votos (50,87%) a 28.731 (34,32%), enquanto na segunda a vitória foi ainda maior, com 47.348 eleitores (52,23%) em favor de Bolsonaro contra 30.942 (33,48%) a favor de Lula.

SIMILARIDADES.
A situação é parecida com a que foi vivida em São Vicente. Dividida entre a zona eleitoral 177 que conta com bairros na parte insular do município e a zona eleitoral 340, que possui colégios eleitorais localizados, em sua maioria, na área continental da cidade. São Vicente concedeu mais votos a Lula nesta segunda, onde o petista saiu derrotado por Bolsonaro, mas por uma margem de votos menor, foram 49.668 (55,98%) eleitores em prol de Lula, contra 50.351 (45,60%) a favor da reeleição do presidente.

Continua depois da publicidade

Já na 177, Bolsonaro teve vantagem maior: 37.721 contra 32.112 de Lula.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software