PREPARAÇÃO

Em Santos, limpeza pós-Réveillon terá mais de 500 colaboradores

Monitoramento por câmeras também estará ativo durante o tempo todo

Da Reportagem

Publicado em 30/12/2023 às 14:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Praias de Santos e Região costumam amanhecer cobertas de lixo durante as primeiras horas do ano novo / Anderson Bianchi / Prefeitura de Santos

Continua depois da publicidade

Depois da queima de fogos e das comemorações na orla pela chegada do Ano-Novo, é hora de as equipes de limpeza entrarem em cena ainda de madrugada. O esquema especial para o réveillon contará com 545 pessoas a postos para deixar tudo pronto para santistas e turistas curtirem a praia no primeiro dia de 2024 logo cedo. A expectativa é de que um milhão de pessoas passem a virada do ano nas areias de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Rodoviária de Santos já registra 187 partidas extras para o período do réveillon

• Balsas com fogos de artifício passam por última vistoria antes do réveillon em Santos

• CET-Santos reforça divulgação da operação especial de trânsito do Réveillon

As equipes de limpeza farão o trabalho entre 3h e 6h da manhã na faixa de areia, jardins, avenidas e todo o entorno da orla, desde o limite com São Vicente até a Ponta da Praia, além de outros pontos no Município que precisem de limpeza. São 20 caminhões coletores, duas retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, além de tratores e outros veículos e equipamentos disponibilizados para a execução do serviço. A megaoperação para limpeza das praias é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). Os trabalhos são executados pela Terracom.

“O processo de limpeza tem início por volta das 1h30 da madrugada, quando a equipe é transportada da garagem até a praia. As turmas são divididas por setores para cada trecho da praia. A ideia é realizar a limpeza o mais cedo possível, para que as pessoas já encontrem as praias limpas ao chegarem”, explica o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Marco Aurélio Neves da Silva, que coordena a operação.

Continua depois da publicidade

Para agilizar o serviço e ter maior precisão, todo o trabalho é acompanhado no Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura. De lá, Marco Aurélio conta que é possível deslocar as equipes para pontos onde haja maior concentração de sujeira, acelerando o resultado.
“Acompanho o serviço no CCO a partir da 1h30 da madrugada, observando as câmeras de monitoramento que mostram a situação das praias. Dessa forma, é possível identificar pontos com maior acúmulo de sujeira e direcionar as equipes para essas áreas, agilizando o processo”, diz Marco Aurélio.

As câmeras também permitem observar outros pontos da Cidade que possam demandar atenção em relação à limpeza, como praças e áreas públicas que tenham recebido grande movimentação devido a eventos de réveillon. Assim, é possível alocar equipes para atender essas demandas específicas e garantir que o Município como um todo esteja limpo.

“Conforme o trabalho na faixa de areia vai sendo concluído em cada setor, é possível realocar essas equipes para outros pontos que necessitam de limpeza. Dessa forma, evita-se o acúmulo de resíduos em diferentes partes", acrescenta o coordenador da operação. 

Continua depois da publicidade

A operação limpeza das praias é realizada em conjunto com CET-Santos, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.  

“É importante lembrar ainda que a conscientização da população também é fundamental para manter as praias limpas. Ao utilizar os espaços públicos, é responsabilidade de todos descartar corretamente o lixo e contribuir para a preservação do meio ambiente”, finaliza Marco Aurélio. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software