Lado menos charmoso do futebol é foco de novo livro de autor vicentino / Md Mahdi / Unsplash
Continua depois da publicidade
É impossível contabilizar quantas produções que utilizam o futebol como palco principal do espetáculo terminam com os protagonistas fazendo o gol da vitória, levantando a taça tão difícil de ser conquistada ou até mesmo conseguindo fugir de uma prisão em um final que não se sente constrangido de abraçar clichês. De filmes a animações, passando por games, HQs e séries, o futebol é quase sempre um pano de fundo para histórias triunfais, tornando o lado menos 'charmoso' do esporte muito distante dos roteiros mundo afora, mas se depender de um escritor de São Vicente, a prateleira sobre tramas futebolísticas mais sombrias ganhará mais uma adição em breve.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Concebido pelas mãos de Leandro Marçal, 'O Último a ser Escolhido' se trata de um livro que reúne, entre vários contos, histórias que vão a fundo e esmiúçam o lado não necessariamente 'fracassado' do futebol, mas mostram facetas que estão bastante distante de gramados que parecem tapetes verdes da Europa e série A do Brasileirão.
"O futebol é uma cultura que nos atravessa diariamente, gostando ou não. Até por isso, sempre vi no esporte um monte de possibilidades de criar ficção, de escrever histórias", conta Marçal.
Continua depois da publicidade
Com o lançamento, 'O Último a ser Escolhido' se torna a quarta publicação do autor vicentino, o qual estreou, em 2018, com a antologia de crônicas 'De Letra: o Futebol é só um Detalhe' e, no mesmo ano, publicou o romance 'No Caminho do Nada', antes de chegar á sua terceira publicação com ensaios autobiográficos de 'Notas de um restaurante'.
"Passei bastante tempo pensando em como o Brasil produz menos ficção com futebol do que poderia. Temos excelentes trabalhos de Sérgio Rodrigues, Sérgio Sant'Anna, Xico Sá e outros, mas sempre pensei que a gente podia mais. Até que na pandemia, comecei a esboçar esse conjunto de contos, de ficções com futebol, ficções no futebol, criando novos mundos dentro desse vasto mundo da bola. A Dolores Editora acreditou na ideia e, enfim, mais um livro veio ao mundo", complementa.
Entre os destaques do mais novo livro, será possível para o leitor conhecer histórias como a de um ex-jogador que se vê obrigado a encarar a chegada das pernas mais pesadas e corpo mais lento enquanto enfrente o envelhecimento com um mix de sentimentos de nostalgia e lamentos pelos rumos de sua carreira.
Continua depois da publicidade
As histórias de Marçal, entretanto, não se limitam personagens inseridos dentro das quatro linhas do gramado e abordam também um homem metido a malandro que muda de vida com sites de apostas esportivas, uma namorada entediada vê o tempo passar enquanto seu amado bate bola na praia e até mesmo políticos que usam o esporte para ganhar mais poder.
"O futebol não é só os jogadores bem sucedidos da série A ou dos times europeus. Também é a pelada na praia, na quadra. Também é ver o seu time e o time dos outro numa televisão pequena em um boteco. O futebol é múltiplo, como são as pessoas. Por isso, escrever contos que vejam o futebol sob diversos ângulos, e a forma como ele nos atravessa mesmo sem gostar de ver aqueles 11 caras correndo atrás de uma bola, fez com que eu usasse o esporte quase como pretexto para a ficção", completa Marçal.
'O Último a ser Escolhido' já tem duas datas para lançamento. Nesta quarta-feira (6), a partir das 19h30 será realizado no Save Point Santos, na Avenida Epitácio Pessoa, 117, no bairro do Boqueirão, em Santos. Já no sábado, dia 9, será a vez do DAC Plataforma, na Rua Vereador Diego Pires de Campos, 121, no bairro Vila São Jorge, em São Vicente, receber um evento de lançamento a partir das 19h30.
Continua depois da publicidade
A obra também pode ser adquirida pela internet no https://encurtador.com.br/orsLY e no site da Dolores Editora. Outras informações a respeito da obra podem ser encontradas no blog do autor, o Tirei da Gaveta, ou pelo e-mail [email protected].
Continua depois da publicidade