Santos

Elevado Aristides Bastos Machado, em Santos, é liberado ao trânsito neste sábado (30)

Ao passar por obras de recuperação, o viaduto recebeu nova pavimentação, serviços de drenagem, iluminação e intervenções estruturais

Da Reportagem

Publicado em 29/12/2023 às 18:12

Atualizado em 29/12/2023 às 18:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Viaduto de 385 metros de extensão figura como importante rota de ligação da Cidade, por onde passam cerca de 1,1 mil veículos por hora, que cruzam a região do túnel rumo a Zona Noroeste, São Paulo e Cubatão / Carlos Nogueira/PMS

Continua depois da publicidade

O trânsito de veículos no Elevado Aristides Bastos Machado (Centro Histórico) será liberado neste sábado (30), às 9h. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com 90% das obras concluídas, Elevado no Centro de Santos reabre no dia 31

• Com 90% das obras concluídas, elevado no Centro de Santos reabre ao tráfego no dia 31

• Elevado no Centro de Santos tem 80% das obras concluídas

Ao passar por obras de recuperação, o viaduto recebeu nova pavimentação, serviços de drenagem, iluminação e intervenções estruturais.

“É uma obra importante para a segurança e mobilidade em Santos”, destacou o prefeito Rogério Santos, que vistoriou a estrutura na tarde desta sexta-feira (29).

Continua depois da publicidade

O viaduto de 385 metros de extensão figura como importante rota de ligação da Cidade, por onde passam cerca de 1,1 mil veículos por hora, que cruzam a região do túnel rumo a Zona Noroeste, São Paulo e Cubatão.

Com a conclusão das obras e liberação do trânsito no elevado, os motoristas voltam a ter mais uma opção de deslocamento no sentido São Paulo e Zona Noroeste. A partir do túnel Rubens Ferreira Martins (sentido praia/Centro), será possível permanecer à direita para o acesso ao viaduto, seguindo pela Avenida Getúlio Vargas, Praça Lions e Av. Martins Fontes.

PRIMEIRA

Continua depois da publicidade

Essa foi a primeira grande obra de recuperação estrutural e restauro da estrutura executada desde a sua inauguração, em 1976. Foram realizados reparos e proteção da estrutura na parte inferior, remoção do pavimento do entorno do elevado e construção de novas calçadas.

Também foi feito tratamento e fechamento das fissuras na estrutura, troca de aparelhos de apoio (peças de apoio da estrutura do elevado nos pilares), recuperação da drenagem superficial com implantação de novos drenos, barreiras rígidas de concreto e reforço dos pilares.

Foram feitas ainda a preparação e a aplicação de massa asfáltica das vias e a instalação de 18 novos postes para iluminação em LED na pista do elevado. Em janeiro, serão instaladas 628 luminárias especiais para a iluminação cênica, assim como no viaduto Paulo Gomes Barbosa na entrada de Santos, que liga as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima. Prevista para ser concluída em setembro de 2024, a obra iniciada em março foi entregue antes do prazo para auxiliar no tráfego principalmente por conta da alta temporada.

Continua depois da publicidade

MAIS LAZER E ESPORTE

Em breve, a população da região central e dos morros vai ganhar mais uma área de esportes no vão livre sob o viaduto. Ali, está na fase de finalização a implantação de uma pista de skate e uma quadra poliesportiva. A área ganhará fechamento com alambrado para maior segurança. O espaço esportivo ainda contará com paisagismo e bancos de concreto.

INVESTIMENTOS

Continua depois da publicidade

As obras, supervisionadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), estão sendo executadas pela Terracom Construções, vencedora da concorrência pública, e receberam investimento de R$ 37.783.284,44, sendo R$ 19.642.831,10 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante do orçamento municipal.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software