SANTOS

Elevado Aristides Bastos Machado, em Santos, completa um mês em obras

Desde que foi interditado para o início dos trabalhos, em 5 de março, houve a remoção de toda camada asfáltica no trecho de 385 metros na parte suspensa

Da Reportagem

Publicado em 12/04/2023 às 16:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Obras são realizadas no guarda-corpo e parte estrutural da construção / foto: Carlos Nogueira

Continua depois da publicidade

O Elevado Aristides Bastos Machado, ao lado da Rodoviária, no Valongo, completou um mês em obras de revitalização, a maior intervenção já realizada desde a entrega da estrutura, há quase 47 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde que foi interditado para o início dos trabalhos, em 5 de março, houve a remoção de toda camada asfáltica no trecho de 385 metros na parte suspensa, compreendida entre o fim da subida (logo após a curva na saída do túnel Rubens Ferreira Martins) e o início da descida (em frente à UME Mário de Alcântara), para que seja aplicado novo asfalto após a recuperação da estrutura.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Gibiteca de Santos recebe Octavio Cariello em tarde de bate-papo, exposição e lançamento

• 'Santos Mais': grandes projetos de infraestrutura são detalhados para equipe de banco internacional

• Receita Federal apreende 236 quilos de cocaína no Porto de Santos

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A retirada da pavimentação é uma questão de segurança, efetuada para diminuir o peso sobre a parte estrutural que fica mais exposta e fragilizada durante o processo de recuperação. Após esse procedimento, o trecho será repavimentado.

Continua depois da publicidade

Paralelamente, em um dos lados do elevado foi feito o lixamento dos guarda-corpos, para retirada de toda aspereza acumulada no concreto pela ação do tempo e reparos naqueles em que foi encontrado algum dano. A próxima etapa será a pintura. O mesmo procedimento será realizado do outro lado.

Todos os 770 metros de extensão da estrutura (compreendida entre a saída ao lado do túnel e o fim da descida em frente à UME Mário de Alcântara) passará por algum tipo de intervenção. As obras ainda preveem a construção de uma quadra de basquete e um skatepark sob o elevado, melhoria na iluminação com a instalação de 18 novos postes e de 628 lâmpadas especiais para iluminação cênica (semelhante ao viaduto da entrada da Cidade).

O projeto contempla ainda a reurbanização da área com bancos, lixeiras e sistema de iluminação exclusivo para esse setor, com implantação de 80 projetores LED.

Continua depois da publicidade

Os serviços são realizados pela Terracom Construções, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 25.576.085,67, sendo R$ 19.317.643,74 provenientes de emendas e o restante do orçamento municipal. O prazo contratual é de 18 meses.

INTERDIÇÕES

O trânsito de veículos no Elevado Aristides Bastos Machado está interditado no sentido Centro-Valongo desde o início das obras.

Continua depois da publicidade

Com o bloqueio no trecho entre as vias São Francisco e Getúlio Vargas, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) orienta os motoristas procedentes da Vila Mathias a seguirem pela Praça dos Andradas ao sair do túnel e ingressar à esquerda na Avenida Visconde de São Leopoldo, rumo à Zona Noroeste e à entrada da Cidade.

Para auxiliar na fluidez do tráfego durante o período de obras, a CET fará operações diárias com agentes, principalmente nos horários de maior movimento (manhã e tarde), além do monitoramento por meio do Centro de Controle Operacional (CCO). Em caso de urgências no trânsito, a companhia pode ser acionada pelo telefone 0800-7719194.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software