Santos
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Rosana Valle é jornalista e deputada federal / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
Desta vez, a reportagem do Diário do Litoral conversou com a candidata Rosana Valle que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Santos. A jornalista e então deputada federal disputa o principal cargo da Prefeitura pela primeira vez. Ela disputa com a coligação “Santos Valle Muito Mais”, formada pelos partidos MDB, PL, Mobiliza e PRD.
Rosana Valle: “Ampliar o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer, facilitando o acesso ao tratamento oncológico e garantindo a atualização contínua dos registros de câncer da população. Buscaremos oferecer um acompanhamento completo e eficaz para todos os pacientes. Combater a obesidade, especialmente a infantil, por intermédio de ações integradas com a educação, incentivando a prática de atividades físicas. Além disso, ampliaremos o acesso a tratamentos especializados para aqueles que mais precisam. Modernização dos serviços de saúde por intermédio de plataformas digitais e de telessaúde, proporcionando um atendimento mais ágil e acessível para a população. Fortaleceremos a Atenção Primária à Saúde (APS), para garantir uma solução eficaz para a maioria dos problemas, reduzindo a procura por prontos- socorros e integrando os serviços de média e alta complexidade. Além disso, promover a saúde integral da mulher, com foco na prevenção e no tratamento de doenças; e do idoso”.
Continua depois da publicidade
Valle: “Buscaremos aumentar o Ideb, tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental. Elevar o desempenho dos estudantes, reduzir a evasão escolar e garantir que todos os alunos sejam alfabetizados no tempo adequado. Assegurar que todas as escolas tenham infraestrutura adequada, priorizando reformas e manutenção contínua. Promoveremos uma educação inclusiva, garantindo que crianças com deficiências recebam o suporte necessário. Modernizaremos as escolas e as bibliotecas. Professores receberão o suporte necessário para integrar essas ferramentas ao processo de ensino-aprendizagem. Implementaremos um programa contínuo de formação e valorização dos professores, com foco no desenvolvimento profissional e no reconhecimento baseado em desempenho. Desenvolveremos um currículo único e atrativo para a educação em tempo integral, com foco na recomposição de aprendizagem e ensino de conhecimentos e habilidades que preparem nossos estudantes para as profissões do presente e do futuro”.
Valle: “Propomos um programa de arborização que valorize espécies nativas e jardins verticais. A preservação das áreas verdes será reforçada, com um plano de manejo sustentável e atividades de educação ambiental. Reduzir o número de animais em risco, revitalizando centros de reabilitação e promovendo campanhas de conscientização. Protegeremos os habitats naturais, criando corredores ecológicos e monitorando a fauna silvestre. Reduzir as emissões de gases de efeito estufa, investindo em energias renováveis e incentivando o uso de transporte sustentável. Recuperar áreas degradadas com programas específicos e participação comunitária. O ordenamento da cidade incluirá revisões de saneamento e estímulo à geração de energias limpas. Fortaleceremos a relação Porto-Cidade com controles ambientais mútuos e serviços consorciados. A reformulação dos Conselhos permitirá maior participação popular e decisões ágeis, alinhadas com os interesses da comunidade”.
Valle: “Promover a redução de acidentes de trânsito por intermédio de melhorias na infraestrutura viária e campanhas de conscientização. Otimizar e expandir o transporte público para torná-lo mais eficiente e acessível, integrando diferentes modais e incentivando o uso de veículos e meios de transporte sustentáveis. Planejar previamente as obras que eventualmente tragam grande impacto à mobilidade urbana, objetivando evitar problemas na fluidez do tráfego. Implementar soluções tecnológicas avançadas para otimizar a mobilidade urbana. Essas tecnologias promoverão uma gestão mais eficiente do trânsito, melhorando o deslocamento na cidade de Santos de forma sustentável e inovadora. Adaptar a estrutura urbana para facilitar o acesso aos serviços essenciais, incentivando o uso de transportes alternativos e sustentáveis e criando espaços que promovam a mobilidade ativa”.
Continua depois da publicidade
Valle: “Integração das forças de segurança, por meio de convênios com órgãos dos governos estadual e federal, para garantirmos uma resposta rápida e eficaz aos desafios existentes. Modernizaremos os sistemas de segurança com o uso de tecnologias, sempre respeitando a privacidade dos cidadãos, tornando a gestão de incidentes mais eficiente. Melhoraremos a infraestrutura urbana, investindo em iluminação pública e revitalização de espaços urbanos, prevenindo a criminalidade e criando um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os cidadãos. Atuaremos de forma integrada para intensificar as ações de combate ao tráfico, oferecendo suporte social, psicológico e médico aos dependentes. Modernizaremos a GCM, garantindo uma distribuição mais eficiente de suas atividades, aprimorando a fiscalização e criando novas modalidades de patrulhamento. Valorizaremos os profissionais por intermédio de formação contínua, além de apoio psicológico e jurídico”.
Valle: “Estimular o desenvolvimento econômico sustentável, focando em setores estratégicos, como tecnologia e inovação, serviços e turismo, para reduzirmos a vulnerabilidade econômica da cidade. Promover a criação de empregos por intermédio de incentivos às empresas locais, agências de emprego e serviços de orientação profissional. Desenvolver programas de capacitação técnica para atender o mercado local. Modernizar, fortalecer e ampliar a atuação do Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) e da Sala do Empreendedor, tornando-os a força motriz do trabalho e do emprego na cidade. Buscar ativamente empresas nacionais e internacionais para se instalarem na cidade, oferecendo incentivos e identificando imóveis adequados. Facilitar, incentivar e atrair startups para a cidade”.
Continua depois da publicidade