Santos
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Nando Pinheiro se candidata pela primeira vez a prefeito de Santos / Reprodução/Facebook
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
Então, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Nando Pinheiro (Avante) que tenta ocupar a cadeira do Executivo de Santos. Fernando é empresário e tem 44 anos. Esta é a primeira vez que o prefeiturável tenta um cargo na Prefeitura.
Nando Pinheiro: “Para o futuro de Santos, proponho uma saúde mais acessível e humanizada. Nosso foco será a modernização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a criação de um sistema de telemedicina, agilizando o atendimento e reduzindo filas. Também pretendo investir em programas preventivos, ampliando o acesso a exames e tratamentos essenciais. A saúde mental será uma prioridade, com centros especializados de apoio psicológico e psiquiátrico. Em Santos, saúde será sinônimo de qualidade, agilidade e respeito à população”.
Continua depois da publicidade
Pinheiro: “Minha proposta para a educação em Santos é transformar a cidade em referência de ensino público de qualidade. Vamos investir na capacitação dos professores, integrar novas tecnologias nas salas de aula e criar programas de incentivo ao ensino técnico-profissionalizante. Além disso, desenvolveremos um sistema de ensino em tempo integral, oferecendo atividades extracurriculares que estimulem a criatividade, o esporte e a cultura. Educação em Santos será o alicerce para o futuro da cidade”.
Pinheiro: “Para o meio ambiente e saneamento, meu compromisso é garantir uma Santos mais sustentável e limpa. Vamos implementar sistemas de coleta e tratamento de resíduos mais eficientes, além de investir na despoluição dos canais e na expansão da rede de esgoto, cobrindo 100% da cidade. Também teremos projetos de replantio e preservação das áreas verdes, focando na recuperação da nossa vegetação nativa. Santos do futuro será uma cidade que respeita e preserva o meio ambiente, garantindo qualidade de vida para todos”.
Pinheiro: “A mobilidade urbana em Santos precisa de uma revolução. Proponho a criação de corredores exclusivos para ônibus, incentivando o transporte público de qualidade. Além disso, vamos expandir as ciclovias e investir em infraestrutura para veículos elétricos. Um sistema de transporte mais integrado e inteligente será implementado, reduzindo o tempo de deslocamento e o trânsito. Com foco na mobilidade sustentável, o objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso rápido e seguro a qualquer ponto da cidade”.
Continua depois da publicidade
Pinheiro: “A segurança será uma das prioridades no meu plano de governo. Proponho a ampliação do uso de tecnologias, como câmeras de reconhecimento facial e monitoramento em tempo real, integrando as forças de segurança. Pretendo reforçar a Guarda Municipal com mais treinamento e equipamentos modernos, além de criar projetos sociais para jovens em áreas de vulnerabilidade, diminuindo a criminalidade a longo prazo. Santos do futuro será uma cidade segura, onde a população pode viver com tranquilidade e confiança”.
Pinheiro: “A geração de empregos será impulsionada pelo desenvolvimento econômico local. Santos precisa explorar o potencial do Porto e do turismo para atrair novos investimentos. Meu plano inclui a criação de incentivos fiscais para empresas que se instalarem na cidade e programas de qualificação profissional, preparando a mão de obra local. O foco será no crescimento de áreas como tecnologia, inovação e economia criativa, transformando Santos em um polo de oportunidades e garantindo emprego digno para todos”.
Continua depois da publicidade