Santos
Série de reportagens do Diário do Litoral irá informar o eleitor sobre o plano de governo dos candidatos às prefeituras do Litoral de SP
Rogério Santos (Republicanos) é candidato a reeleição em Santos / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
Para começar, conversamos com o candidato Rogério Santos (Republicanos) que tenta se reeleger para continuar na cadeira do Executivo de Santos. O atual prefeito é nascido na Cidade, tem 58 anos e tenta permanecer no cargo através da coligação “Santos Sempre Em Frente”, composta pelos partidos PP, PODE, PRTB, Republicanos, Novo, PSB, União, PSD, Solidariedade, Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania).
Rogério Santos: “Entregamos, esse ano, a Policlínica do Estuário e seguem em obras as unidades da Vila Gilda, Vila Progresso. Vou entregar também a primeira policlínica do bairro Santa Maria, no São Jorge e uma nova para o Caneleira. Teremos ainda o primeiro Hospital Pediátrico de Santos, na Zona Noroeste. A telemedicina já é uma realidade em nossas policlínicas e vamos ampliar esse atendimento. Também estão entre as propostas para o setor investir ainda mais na qualidade dos serviços prestados, com novas unidades e modernização da rede já existente; fortalecer a integração da atenção básica com os Ambulatórios de Especialidades Médicas; investir na formação profissional e humanização do atendimento; ampliar as parcerias com clínicas, laboratórios privados para agilizar os atendimentos represados e aumentar a oferta de exames e cirurgias. Além disso, também quero ampliar a rede de atendimento de saúde mental e para dependentes químicos”.
Continua depois da publicidade
Rogério: “Investir em educação é fundamental para o desenvolvimento da nossa Cidade. Hoje, Santos tem a capacidade de atender 75% das crianças em período integral, um compromisso firmado em minha gestão. A educação reduz desigualdades e gera a oportunidade de um futuro melhor. E a valorização do professor é essencial nesse processo. Entre minhas metas estão a valorização dos educadores, disponibilizando instrumentos de qualificação profissional e corrigindo distorções no Plano de Carreira, com foco no resultado. Além disso, quero criar um Programa de Valorização do Servidor da Educação, com foco na redução do absenteísmo. Quero melhorar ainda mais a qualidade e a efetividade da educação básica, através de programas e metas de aprendizado; investir ainda mais em infraestrutura, com novas escolas e reformas estruturantes; criar um Centro de Estudo e Pesquisa em Educação Inclusiva, ampliando o programa Clínica-Escola para autistas, entre outras propostas”.
Rogério: “A Cidade criou em 2024 o Parque dos Mangues e o Parque dos Morros, espaços destinados à preservação ambiental. Santos ampliou em 700% a Coleta de Recicláveis, mas ainda tem alto índice de rejeitos, o que enfatiza a necessidade de ações de conscientização, que incluem a adoção de um modelo de governança baseado na Economia Circular. Estão entre as propostas reformar o Aquário e o Orquidário; ampliar as políticas públicas em defesa da vida animal; implantar o Hospital Veterinário da Zona Noroeste; aperfeiçoar o sistema de Licenciamento Ambiental; descarbonizar a Atividade Portuária; ampliar o plantio de árvores; ampliar o sistema de Geobags; ampliar a coleta seletiva e implantar na Área Continental e consolidar os planos de manejo e projetos para oficialização dos parques dos morros e mangues. Já para o saneamento, as metas são a implantação de novas estações elevatórias, comportas e um novo canal para o escoamento das águas pluviais interligando a bacia do Morro do José Menino ao bairro”.
Rogério: “Santos é hoje a Cidade mais verticalizada do Brasil, com quase um carro por habitante. Diante disso, temos planejado cada vez mais ações para superar os obstáculos existentes. Temos hoje mais de 50 quilômetros de ciclovias e um aumento de mais de 1.200% no uso do Bike Santos ao longo dos últimos dez anos. Estão entre as propostas integrar os modais de transporte; ampliar a malha cicloviária e implantar novas estações do Bike Santos junto às do VLT. Além disso, queremos integrar a área insular com a área continental de Santos por transporte hidroviário sustentável; reduzir gradativamente o custo do transporte público municipal; ampliar a frota de ônibus com piso baixo para dar mais conforto e segurança aos passageiros; implantar o Plano de Ciclorrotas e Corredores Exclusivos para Pedestres; ampliar a modernização da estrutura semafórica e ampliar o uso da tecnologia e da Inteligência Artificial para melhoria do fluxo viário da Cidade”.
Continua depois da publicidade
Rogério: “O crescimento dos índices de criminalidade é um dos maiores desafios para os gestores públicos. Santos, apesar de ser considerada uma cidade segura, ainda tem muitos desafios a superar nessa área. Temos hoje mais de 400 guardas municipais em nosso efetivo e 123 deles já atuam armados. Entre as propostas para o setor está a instituição de um novo formato de atuação da GCM, com a criação de grupamentos especializados nos seguintes eixos temáticos: ambiental, escolar, tático, de informações e mediação de conflitos. Quero implantar a Escola de Formação e Capacitação de Guardas Municipais e Agentes de Defesa Civil e de Trânsito; criar novas zonas de segurança máxima na Cidade; aumentar o efetivo da corporação e ampliar a tecnologia de segurança, com uso de câmeras, inteligência artificial e drones”.
Rogério: “O número de santistas com emprego formal e carteira assinada continua a subir na Cidade, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Temos hoje mais de 8 mil novos empreendedores individuais, 7 mil novas empresas, 6 mil novos postos de trabalho, recorde histórico na arrecadação de ISS, aumento de 200% no número de visitantes nos equipamentos turísticos e a maior taxa de ocupação na rede hoteleira desde 2014. Para investir ainda mais no setor, estão entre as propostas a implantação de um posto do Centro Público de Emprego na Zona Noroeste e nos morros; criar um mapa de monitoramento do emprego; novos programas voltados ao primeiro emprego; ampliar as vagas no setor público para jovens aprendizes; criar um Programa de Requalificação profissional para desempregados. Também estão entre as propostas criar a Vila Criativa da Família, além de criar um Programa de Residência Artística “Feito em Santos”.
Continua depois da publicidade