Santos é considerada uma das referências no diálogo sobre mudanças climáticas e ações de conservação do Oceano. / Prefeitura de Santos/Divulgação
Continua depois da publicidade
Uma grande celebração em prol do oceano e do meio ambiente tomou conta da Praia da Aparecida, em Santos, neste sábado (24). Realizada em frente ao Instituto Dona Escolástica Rosa, a 5ª edição do Santos pelo Oceano promoveu diversas ações como mutirões de limpeza, atividades de educação ambiental, recreativas e esportivas no mar e na orla. A programação termina neste domingo (25).
No sábado, os participantes puderam conferir mais de 20 tendas montadas no local, com estandes de educação ambiental e produtos sustentáveis. Um dos destaques foi o estande do projeto Beco Limpo, que capacita os jovens moradores das áreas de palafitas na busca de soluções para diminuir o descarte irregular de lixo no mar.
Continua depois da publicidade
A programação contou com mutirão de limpeza, travessia aquática e disputa de polo aquático. Também foi realizada a entrega de certificados a professores de esportes náuticos da Cidade e uma apresentação musical do projeto Embaixadores do Século XXI. A canção alusiva à preservação do oceano foi entoada pelos alunos da UME João Papa Sobrinho (Gonzaga) e emocionou o público presente.
Santos é considerada uma das referências no diálogo sobre mudanças climáticas e ações de conservação do Oceano. A Cidade participou recentemente de importantes encontros internacionais promovidos pela ONU e pela Unesco, além de ter conquistado prêmios, como o melhor programa em meio ambiente das cidades de médio porte no Brasil, concedido pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
Continua depois da publicidade
O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, ressaltou que Santos tem reforçado cada vez mais o envolvimento da comunidade. "As pessoas não fazem parte do problema, mas sim da solução. Sabemos da importância do trabalho em conjunto, envolvendo a Administração, universidades, institutos e projetos. Hoje Santos é referência mundial no assunto e o momento de transformação é agora, mudando nossos gestos e respeitando o meio ambiente”, disse.
Outro destaque das atividades do ‘Santos pelo Oceano’ foi um mutirão de limpeza realizado pelo Instituto Mar Azul. Participante ativa de ações em prol do meio ambiente, a aposentada Ademilda Andrade, de 66, reforçou a importância da preservação dos oceanos.
“Sempre participei de ações ambientais. A natureza é o nosso bem mais precioso. Nesses mutirões de limpeza encontramos muitos micro lixos, como centenas de bitucas de cigarro. Faço a minha parte como cidadã e sempre que posso tento conscientizar parentes e amigos sobre a importância de não poluirmos o mundo à nossa volta”, concluiu a moradora da Ponta da Praia.
Continua depois da publicidade
A 5ª edição do Santos pelo Oceano é uma realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e conta com a participação de instituições de ensino, projetos e instituições voltadas à causa ambiental. Esta é a primeira vez que o evento ocorre em dois dias.
Continua depois da publicidade