Santos

Dois alunos de restaurante-escola de Santos vão melhorar qualificação em empresa de panificação

Projeto já formou mais de 350 jovens em 10 anos

Da Reportagem

Publicado em 04/04/2023 às 20:04

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Na empresa, os dois serão contratados por seis meses e vão trabalhar ao mesmo tempo em que aprendem, na prática / Divulgação/PMS

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A ansiedade e a expectativa por um futuro melhor estão dominando a rotina de Diogo dos Santos Lima, de 19 anos, e Jamile da Conceição Oliveira, 28. Formandos do curso de Qualificação em Serviços de Alimentos e Bebidas do Estação Bistrô Restaurante-Escola (https://www.estacaobistro.com.br/), em Santos, eles foram escolhidos para participar de um projeto que vai incrementar ainda mais suas experiências no segmento de gastronomia.

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Depois de passar pelos sete meses da capacitação no restaurante-escola, Diogo e Jamile iniciam, na próxima segunda-feira (10), um período de seis meses atuando como auxiliares de panificação na Nita Alimentos. Eles são os primeiros participantes do projeto-piloto 'Padeiro em Evolução', parceria da empresa com a Unisantos que vai qualificar profissionalmente dois jovens a cada nova turma do Estação Bistrô.

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Na empresa, os dois serão contratados por seis meses e vão trabalhar ao mesmo tempo em que aprendem, na prática, sobre as várias etapas da panificação, desde a chegada do trigo e a preparação da farinha até a produção e distribuição de diversos alimentos que são oferecidos pelas padarias, como o pão francês, doces, salgados etc.

Morador do Caruara, na Área Continental de Santos, Diogo conta que desde criança sonhava em trabalhar na área da Gastronomia e o Estação Bistrô abriu as portas para tornar isso realidade. "Foi uma coisa totalmente diferente do que já tinha vivido. Uma experiência muito boa para o meu futuro".

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A escolha para participar do 'Padeiro em Evolução', para ele, será mais um enorme passo para o sucesso na área. "Vai me abrir portas, com certeza. Estou ansioso porque quero descobrir logo como vai ser, como seremos recebidos, os equipamentos que vamos lidar. Estou contando os dias".

PALESTRAS

O processo de escolha do projeto também favoreceu os outros colegas de classe de Diogo e Jamile. Os 16 alunos da turma passaram por uma seleção com a Nita que incluiu palestras sobre autoconhecimento, elaboração de currículo e uso do LinkedIn, técnicas de entrevista, carreira e oportunidades, dinâmicas de grupo, entre outras dicas da área de recursos humanos.

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Caso haja vaga e se destaquem, existe a possibilidade até de Diogo e Jamile serem contratados definitivamente pela empresa.

Com 28 anos e moradora do Morro do Pacheco, Jamile já atuou como garçonete e auxiliar de cozinha em restaurante. Porém, tem certeza que este período na Nita Alimentos vai elevar seus conhecimentos a outro patamar.  "Vai ser muito bom para mim, para meu futuro. Eu trabalhei, mas sem capacitação. E aqui (no Estação Bistrô) aprendi o jeito certo de se fazer", orgulha-se.

"Me surpreendi muito com o curso. Achei que seria um estresse por ser um restaurante. Mas o clima é maravilhoso, conheci outras pessoas, aprendi coisas novas, cresci como pessoa e profissionalmente", acrescentou Jamile.

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Com 10 anos de funcionamento, o Estação Bistrô já formou mais de 350 jovens em situação de vulnerabilidade social, 40% dos quais integrados ao mercado de trabalho antes mesmo de concluído o curso.

Os alunos são cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e vinculados ao Programa de Qualificação Novo Rumo, da Secretaria de Desenvolvimento Social. Recebem, pelo programa, vale-transporte, bolsa-auxílio de um salário mínimo e seguro de vida.

Em sete meses de curso, com aulas ministradas pelos professores do curso de Gastronomia e Nutrição da Universidade Católica de Santos, os alunos fazem rodízio semanal nos diferentes setores do restaurante, inclusive no salão, onde atendem o público. Já a Secretaria de Educação garante as aulas de Inglês instrumental.

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Os professores avaliam os desempenhos individual e coletivo, e os que atingem a média de aproveitamento recebem certificado de conclusão emitido pela universidade.

CONTEÚDO

Os alunos aprendem habilidades básicas de cozinha, metodologia atual para o controle higiênico-sanitário dos alimentos, identificação de mercadorias, fundamentos dos serviços de restaurante e eventos. Também: enologia e bebidas, fundamento de confeitaria e panificação, fundamentos da culinária no preparo de cozinha quente e fria, trabalho socioeducativo, conteúdo específico prático, matemática aplicada, inglês instrumental, empreendedorismo e finanças pessoais e domésticas.

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Ao final, sempre são selecionados dois que tenham interesse em seguir o curso de capacitação para 'barista e agente de turismo'. A capacitação para barista fica a cargo do Museu do Café e os alunos participam de treinamento prático. No curso de agente de turismo, os jovens recebem orientações sobre hospitalidade, para bem receber o turista, e realizam visitas técnicas em todos os pontos turísticos da Cidade.

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