O Bonde de Santos fez sua reestreia nesta quarta (22), sendo uma das atrações da abertura da Primavera Criativa / Nathália Filipe/PMS
Continua depois da publicidade
Em Santos, o dia 23 de setembro é dedicado a um verdadeiro xodó da Cidade: o bonde. E, neste ano, a data é marcada pelo retorno à linha turística de um dos seus mais belos exemplares, o Bonde 32. O veículo já fez sua reestreia nesta quarta (22), sendo uma das atrações da abertura da Primavera Criativa, evento organizado pela Prefeitura.
As atividades seguem nesta quinta-feira, Dia do Bonde, com direito a meia tarifa (R$ 3,50) nos passeios da Linha Turística do Centro Histórico. Foram também programadas viagens noturnas, valendo o mesmo desconto de 50%, com direito a música ao vivo, mas os ingressos já estão esgotados.
Continua depois da publicidade
Já no sábado e domingo (25 e 26/9) haverá gratuidade em todas as saídas, que ocorrem das 11h às 17h. Os bondes partem da antiga Estação do Valongo.
Continua depois da publicidade
RENOVAÇÃO
A reforma do Bonde 32 teve como foco a restauração dos elementos principais do veículo, os motores de tração. Outros serviços executados foram a revisão completa dos sistemas elétrico e mecânico, a substituição de todas as rodas por novas e a recuperação do madeiramento com aplicação de verniz marítimo para maior conservação. O elétrico ganhou também nova pintura, com preservação das características originais do veículo.
O detalhe curioso é que a revisão mecânica inseriu tecnologia ao bonde, com a instalação de inversor de frequência para movimentar o motor que mantém os sistemas de som e de iluminação.
Continua depois da publicidade
"É realmente algo desafiador, utilizar recurso tecnológico em um bonde que tem 108 anos", comemora Marcos Rogério Nascimento, engenheiro que coordena a equipe especializada da CET responsável pelo trabalho de restauro e reforma dos elétricos santistas.
O veículo ficou quase dois anos na Garagem dos Bondes para a reforma. O andamento dos serviços foi afetado pelas restrições impostas pela pandemia de covid-19, inclusive no tocante à entrega de peças por fornecedores.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
HISTÓRICO DO 32
Construído em 1911, o bonde 32 é aberto e o mais antigo elétrico em circulação no País. De origem escocesa, tem estribo duplo, que, no século passado, facilitava o acesso de mulheres com saia e vestido.
Conta com nove bancos e o assento do motorneiro é trabalhado em couro. O Bonde 32, com capacidade para 45 passageiros, foi o elétrico que inaugurou a Linha Turística do Centro Histórico, em 23 de setembro de 2000.
Continua depois da publicidade