ATRAÇÃO NO LITORAL
Três navios e cinco embarcações desfilaram pela Baía de Santos atraindo milhares de pessoas ao longo da orla; confira fotos
Navios da Marinha foram o destaque da tarde desta quinta-feira (7) em Santos, no litoral sul de São Paulo / Divulgação
Continua depois da publicidade
Navios da Marinha foram o destaque da tarde desta quinta-feira (7). Três navios e cinco embarcações desfilaram pela Baía de Santos atraindo milhares de pessoas ao longo da orla.
Em frente ao Deck do Pescador, na Ponta da Praia, houve concentração de santistas e turistas para acompanhar a passagem de dois navios de guerra, um Aviso de Patrulha e duas embarcações de casco rígido da Marinha do Brasil, além de uma barcos do Grupamento de Bombeiros Marítimos, da Polícia Militar e da Guarda Portuária. Mais fotos da atração podem ser acessadas clicando aqui.
Continua depois da publicidade
Enfeitados e ostentando bandeiras do Brasil, as embarcações encantaram os presentes. As jovens Maria Vitória Marques da Silva Queiroga e Pyetra Sthefany Silva Quintiana, ambas de 16 anos, que fazem parte dos Desbravadores do Clube Serrano de Cubatão, adoraram a parada naval. Tanto que fizeram questão de acenar para os tripulantes ao longo do evento. "Foi a primeira vez que vi um desfile naval. Ficamos balançando o lencinho e eles retribuíram. Foi bem legal", diz Pyetra. "Adorei. Queria que tivesse submarino também. Foi bem legal", acrescenta Maria Vitória.
Morando em Santos desde abril, a psicanalista Angela Silvério levou as filhas Isis, dois anos e meio, e Alice, 7anos, para conhecer um desfile naval, uma das novidades na vida de quem vivia na Capital paulista.
"Acho bacana este tipo de iniciativa porque é um atrativo a mais e trouxe as duas. É algo que a gente não tem em São Paulo".
Continua depois da publicidade
Visitação
Após o desfile naval, o prefeito Rogério Santos e o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa foram recebidos pelo comandante da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), capitão de Mar e Guerra Robledo de Lemos Costa e Sá, e outras autoridades da Marinha para apresentação dos navios-patrulha Maracanã e Guajará.
As embarcações, que ficam atracadas em Santos, são utilizadas em operações de salvamento e inspeção de navios e barcos nas áreas dos estados de São Paulo e Paraná. A visita durou pouco mais de uma hora e encerrou as atividades em alusão aos 201 anos da Independência do Brasil.
Continua depois da publicidade
Esta iniciativa contempla o item 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Conheça os outros artigos dos ODS clicando aqui.
Continua depois da publicidade