Santos
O evento reuniu pessoas de diversas idades, que percorreram um trajeto de 1500 metros, com largada e chegada no mar em frente à Praça das Bandeiras, no Gonzaga
O secretário de Esportes, Gelasio Ayres, destacou a história que Santos tem com competições em mar aberto e na revelação de grandes nomes da natação brasileira / Francisco Arrais/Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Como parte das comemorações pelo aniversário de 478 anos de Santos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Semes), realizou neste sábado (27) a 9ª edição da tradicional Prova Aquática Cidade de Santos. O evento reuniu cerca de 400 atletas de diversas idades, que percorreram um trajeto de 1500 metros, com largada e chegada no mar em frente à Praça das Bandeiras, no Gonzaga.
A vencedora do 1ª lugar no Feminino, Anna Beatriz Costa Machado, 18 anos, é campeã nas piscinas e hoje veio estrear como campeã no mar também. “A primeira vez que participei da prova foi em 2018. É a minha segunda vez aqui, já sou campeã brasileira na piscina e foi uma experiência muito boa nadar aqui nesse mar e conseguir a vitória”.
Continua depois da publicidade
Italo Bressani da Costa, 19 anos, que levou o primeiro lugar, comemorou o sucesso da sua estratégia. “Hoje, se eu não me engano, foi a 5ª vez que eu participei da competição, já ocupei vários lugares do pódio, mas fazia um tempo que eu não ficava em primeiro lugar. Treinei bastante e vim pra nadar e ganhar. Executei a prova perfeitamente do começo ao fim e liderei a prova inteira. Hoje é só alegria”.
Roberto de Moura Júnior, 65 anos, supervisor de produção, era só sorrisos. “Já é a terceira edição da Prova Aquática Cidade de Santos, e é uma maravilha estar aqui com esse dia bonito e o mar tranquilo. É muito bom nadar, praticar esportes, mas estar aqui é mais do que isso, além do esporte a gente encontra vários amigos, a gente vem pela alegria, para se divertir. Aqui não tem inimigos, nós temos adversários”.
Continua depois da publicidade
Jonas Cortes, 37 anos, técnico em instrumentação, estava entusiasmado a participação na prova pela primeira vez. “Eu nado em piscina há alguns anos, mas mar aberto assim é a primeira vez. Dá aquele friozinho na barriga, mas a gente está preparado e estrear participando da comemoração ao aniversário da cidade que eu amo é mais sensacional ainda”, comentou.
A jovem atleta Maya Sassaki, 12 anos, era só animação. “Estou participando dessa prova pela primeira vez. Costumo nadar na piscina e a alegria de participar de uma competição assim ao ar livre me motivou a me inscrever. Estou muito animada”, disse.
De sorriso no rosto e batom vermelho nos lábios, a corretora de imóveis Rosimary Tomim, 64 anos, falou sobre a emoção de participar. “Aniversário dessa cidade maravilhosa e eu não poderia deixar de estar aqui para participar dessa comemoração dessa cidade. Mesmo eu não tendo nascido aqui, me acolheu tão bem nesses anos todos em que moro aqui. Eu amo nadar, amo Santos e estou muito feliz de participar dessa festa”.
Continua depois da publicidade
O secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, falou sobre a importância da prova. “Santos tem uma bela história, não só na realização de competições em mar aberto, mas também na revelação de grandes nomes da natação brasileira, como a medalhista olímpica Ana Marcela Cunha e o recordista mundial Nicholas Santos. Essa prova é sempre realizada no aniversário da Cidade e marca essa relação bonita de Santos com o esporte”, explicou.
Confira o Pódio
Feminino
Continua depois da publicidade
1-) Anna Beatriz Costa Machado
2-) Sofia Cordeiro Silva
3-) Vitória Lovatel
Continua depois da publicidade
Masculino
1-) Italo Bressani da Costa
2-) Daniel Rezende Fidelis
Continua depois da publicidade
3-) Gabriel Santos Pódio
Continua depois da publicidade