SANTOS

De Street Fighter a PES, Santos já foi cenário até em game de produtora do Call of Duty

Cidade mais famosa do litoral paulista já foi escolhida por inúmeros desenvolvedores de games de todo o planeta

LG Rodrigues

Publicado em 19/04/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Porto de Santos é um dos cenários em Street Fighter 3 / Reprodução/ CAPCOM

Continua depois da publicidade

Quantos locais, pessoas e fatos divulgaram o nome da cidade de Santos aos quatro cantos do planeta? De Pelé e o Santos Futebol Clube, passando pelo Museu do Café e o Porto chegando até mesmo ao Centro Histórico e o maior jardim de praia do País, o município mais populoso da Baixada Santista também já é conhecido em outro ramo bem diferente: o dos videogames.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O ponto de partida para a história de Santos no mundo dos games é difícil de precisar. Alguns games como Civilization e outros jogos de estratégia possuem mapas onde o Brasil é representado. O País, assim como seus vizinhos latino americanos, também tem localidades emblemáticas, mas focadas em cidades e Estados como São Paulo, Amazonas e Rio de Janeiro nos casos de Terranigma, Front Mission Hazard, Dragon Quest III e Driver 2.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Dos games para o teatro, 'Roblox: Rainbow Friends' é atração em Praia Grande

• Setor de games terá 400 mil vagas não preenchidas por falta de mão de obra qualificada até 2024

• O mercado de games ultrapassará US$ 200 bilhões até 2023

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma das primeiras aparições de Santos, que se tem conhecimento, em videogames, se deu em Street Fighter III: 3rd Strike, da Capcom, que foi lançado em 1999 para arcades e o lendário Dreamcast, último console da Sega, e relançado em 2004 para Playstation 2 e Xbox. O porto santista é cenário para o estágio de Sean Matsuda, lutador brasileiro que é pupilo de Ken Masters, amigo de Ryu e um dos protagonistas da franquia.

Continua depois da publicidade

Ao fundo, se o jogador conseguir ignorar a pancadaria rolando no primeiro plano, é possível ver os galpões característicos da zona portuária de Santos e trabalhadores transportando sacas de café de um caminhão até um navio ancorado nas proximidades. Atualmente, o jogo pode ser adquirido por meio de ‘Street Fighter 30th Anniversary Collection’, coletânea lançada para Nintendo Switch, PlayStation 4, Steam, e Xbox One.

Anos mais tarde, já em 2007, os donos de PC e Xbox 360 puderam conferir a cidade de Santos como palco de guerras regidas a muitos tiros e magias quando Shadowrun foi lançado pela FASA Studios. Na história, a Baixada Santista se torna o centro das atenções de um planeta Terra onde feitiços começam a se despertar depois de permanecerem adormecidos por milênios e um templo com origens desconhecidas é achado escondido em uma região montanhosa do Município que pode ter as respostas para o fenômeno, o que gera um conflito de larga escala em Santos. Atualmente, o game pode ser adquirido pelo site da Microsoft.

Em contrapartida, em 2009 foi a vez da Activision utilizar Santos para seu então mais recente sucesso, Call of Duty: Modern Warfare 2. Desta vez, entretanto, o município da Baixada Santista não foi pano de fundo para tramas complexas, mas se resumiu a ser um estágio para o multiplayer do game, chamado de Quarry, e que representa de forma livre alguns dos trechos da pedreira da Cidade. O mesmo mapa, inclusive, chegou a ser reintroduzido em Call of Duty: Warzone 2.0, em 2022, mas desta vez ocupando apenas uma pequena porção de Al Mazrah, que serve de campo de batalha para o popular modo de battle royale.

Continua depois da publicidade

E se estamos falando de Santos é impossível não falarmos de futebol e a Vila Belmiro chegou ao mundo virtual ainda durante a edição 2013 de Pro Evolution Soccer. O alçapão do Alvinegro Praiano, a propósito, segue firme e forte na versão mais recente do simulador de futebol da Konami, o eFootball 2023.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software