SANTOS

Custeio das policlínicas é tema de reunião com Ministério da Saúde em Santos

Um representante federal conheceu melhor a rede de policlínicas de Santos, que tem 32 unidades

Da Reportagem

Publicado em 21/07/2023 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ministério da Saúde deve lançar novas portarias de credenciamento e de custeio em breve / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

As possibilidades de ampliação dos repasses do governo federal com vistas a uma melhor performance das policlínicas de Santos e do Consultório na Rua. Este foi o principal tema da reunião entre o assessor especial da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Wellington Pereira, e o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, nesta quinta-feira (20), com suas equipes técnicas respectivas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O representante federal conheceu melhor a rede de policlínicas de Santos, que tem 32 unidades, das quais 21 estão em funcionamento sob a estratégia de Saúde da Família, e foi apresentado aos principais desafios da rede. Ainda em 2023, está prevista a inauguração da Policlínica Estuário e, no próximo ano, a unidade Vila Gilda.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Polícia apreende seis máquinas caça-níqueis em dois estabelecimento em Santos

• TamTam estreia novo espetáculo nos dias 25 e 26 de julho, no Teatro Municipal de Santos

• Santos amplia vagas da rede de acolhimento a pessoas em situação de rua

Wellington explicou que o Ministério da Saúde deve lançar novas portarias de credenciamento e de custeio em breve, além de apontar as possibilidades de ampliação de captação de recursos do Ministério e aumento das equipes assistenciais.

"A porta de entrada do SUS é a Atenção Primária. É importante que o paciente seja bem atendido. O governo federal tem como meta o fortalecimento dessas unidades, que além de acompanharem o paciente mais de perto, são responsáveis por ações de prevenção e de promoção da saúde, reduzindo, consequentemente, os custos de média e alta complexidade", diz Welington.

Continua depois da publicidade

O secretário de Saúde, Adriano Catapreta, destacou algumas medidas recentes que ampliaram o acesso da população santista às policlínicas, como o horário estendido das unidades Rádio Clube, Ponta da Praia, Pompeia/José Menino e Nova Cintra, além da nova divisão territorial que envolveu as unidades Areia Branca, Castelo, Bom Retiro, Vila Mathias, Jabaquara, Monte Serrat e Valongo, permitindo mais equilíbrio no número de pessoas do território a serem atendidas por cada unidade e reduzindo o tempo de espera por consultas.

"Além da ampliação da nossa rede, com novas unidades, nosso intuito é aprimorar o serviço já existente, seja com mudança de endereços ou contratação de recursos humanos. Temos as nossas necessidades planilhadas e toda ampliação de custeio é bem-vinda para concretizarmos nossos projetos".

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software