Santos

Curta Santos abre inscrições para oficinas gratuitas de audiovisual

Atividades serão realizadas no Sesc Santos, durante a 20ª edição do Festival;  inscrições gratuitas pelo site

Da Reportagem

Publicado em 26/10/2022 às 12:57

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Confira a programação / Divulgação

Continua depois da publicidade

O 20º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos está com inscrições abertas para oficinas presenciais gratuitas voltadas para o audiovisual. As atividades serão realizadas nos dias 4, 5 e 6 de novembro, durante a programação do festival, no Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Os módulos são: “Pílulas de Sangue - Um Panorama Das Mulheres Que Produzem Curtas Metragens De Horror No Brasil”, com coordenação de Beatriz Saldanha; “O Som Dos Filmes”, com Fernanda Nascimento; e “Fake News: Muito Mais Antigo Que Se Pensa”, com Celso Sabadin. São 30 vagas para cada oficina.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Moradores reclamam de acidentes constantes em cruzamento de Santos

• Travessia de Santos/Guarujá volta a ser interrompida nesta quarta (26) à partir das 14h

• Ato contra despejo será realizado na Praça Mauá, em Santos

As inscrições podem ser feitas pelo site https://inscricoes.sescsp.org.br e estão sujeitas ao preenchimento das vagas.

OFICINA “PILULAS DE SANGUE” 
Coordenação: Beatriz Saldanha 
Dia 4/11, sexta-feira, das 14h às 16h30
Inscrições no site: https://www.sescsp.org.br/programacao/pilulas-de-sangue-um-panorama-das-mulheres-que-produzem-curtas-metragens-de-horror-no-brasil/

Continua depois da publicidade

A atividade apresentará um panorama histórico das mulheres que realizaram e realizam cinema de horror no Brasil; contextualizar a produção de cada década, trazendo dados que revelam a disparidade de gênero no cinema brasileiro; abordar os meios de produção de cada período e realizadora em particular; exibir cenas para discussão e análise em conjunto.

Beatriz Saldanha é pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo, escreve regularmente sobre filmes para livros, encartes e catálogos de mostras, além de integrar curadorias e júris de festivais pelo país. Doutoranda e mestre em Comunicação Audiovisual, escreve sobre filmes de horror para a revista eletrônica Les Diaboliques.

OFICINA: O SOM DOS FILMES    
Coordenação: Fernanda Nascimento 
Dia 5/11, sábado, das 14h às 18h
Inscrições no site: https://www.sescsp.org.br/programacao/o-som-dos-filmes/

Continua depois da publicidade

A oficina “O som dos filmes” tem como objetivo destrinchar a realização sonora para produções audiovisuais apresentando história, teoria e prática de mercado com conversas, relatos e o compartilhamento de experiências diversas.

Fernanda Nascimento é editora de som e professora na área de Audiovisual. Trabalhou na finalização de som dos seguintes projetos: “Cidade Invisível” (Netflix), “Predestinado - Arigó e o Espírito do Dr. Fritz”, “Pureza”, “O Palhaço”, entre outros. Além de pós-produção audiovisual, também trabalhou com atividades sonoras diversas para música, rádio e games. 


OFICINA FAKE NEWS: MUITO MAIS ANTIGO QUE SE PENSA    
Coordenação: Celso Sabadin
Dia 6/11, domingo, das 14h às 16h30
Inscrições no site: https://www.sescsp.org.br/programacao/fake-news-muito-mais-antigo-que-se-pensa/

Continua depois da publicidade

As “fake news” podem ser novidade com este nome, mas há décadas o cinema se utiliza delas para enganar e manipular o público. A aula/palestra “Fake News: muito mais antigo que se pensa” mostra um panorama do uso político do poder da imagem, com ênfase na Segunda Guerra Mundial. Afinal, como dizia Heráclito, “Sempre que se inicia uma guerra, a primeira vítima é a verdade”. Ou seria fake que ele teria dito isso?

Professor de cinema e jornalismo universitário, Celso Sabadin é escritor, crítico, curador, jornalista e roteirista. Autor, entre outros, dos livros “Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo” e “História do Cinema Para Quem Tem Pressa”. Roteirizou e dirigiu o longa documental “Mazzaropi”. É sócio fundador da ABRACCINE – Assoc. Brasileira de Críticos de Cinema.

O Festival
O 20º Curta Santos será realizado de 2 a 6 de novembro, ocupando salas de exibição e espaços públicos da cidade, além de conteúdo simultâneo no canal do festival no Youtube (/festivalcurtasantos). Mostras oficiais e especiais, oficinas e bate-papos também formam a programação. 

Para mais informações: www.curtasantos.com.br 
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software