A oficina virtual 'A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual', terá orientação de Lorenna Montenegro / DIVULGAÇÃO
Continua depois da publicidade
O 19º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos está com inscrições abertas para oficina virtual ‘A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual’, com orientação de Lorenna Montenegro.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A atividade, gratuita e com vagas limitadas, ocorrerá durante a programação do festival, entre os dias 15 e 18 de dezembro, sempre das 14h às 16h. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site até 15 de dezembro. Serão disponibilizadas 30 vagas e a seleção obedecerá a ordem de inscrição.
O curso pretende fazer uma análise de obras audiovisuais e trazer reflexões sobre o olhar de personagens femininas em filmes e séries de TV, através de uma abordagem não canônica. Partindo de teorias da filmologia feminista e de filósofas feministas a roteirista e crítica de cinema, Lorenna Montenegro analisa o olhar masculino dominante nos filmes clássicos e o olhar opositor que se molda a partir de produções de cineastas mulheres.
Continua depois da publicidade
Aborda ainda as problemáticas na representação de personagens femininas no audiovisual, o protagonismo das mulheres brancas, além da criação de narrativas a partir de outros olhares contra hegemônicos. Também estará em debate a representatividade e a equidade de gênero no mercado audiovisual.
Lorenna Montenegro é jornalista, roteirista e diretora de fotografia. Em 2013 criou a produtora Moana Filmes, com portfólio audiovisual ligado ao mundo dos esportes, meio ambiente e turismo, além de trabalhos de marketing (hoteleiro, de produtos e marcas) e produção de séries e documentários.
Seu 1º documentário para TV, ‘Locais de Noronha’, foi vendido ao canal OFF e ganhou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Internacional de Curtas do Berlin Surf Film Festival 2014. Em 2015, o Locais rodou cinemas da Dinamarca, Alemanha e Suíça no Festival Itinerante da Blue Magazine.
Continua depois da publicidade
No mesmo ano, o curta ‘Meninos de Sal’ foi selecionado para o maior festival de filmes de surfe do mundo, o San Diego Surf Film Festival, e nos anos seguintes ganhou as telonas em outros festivais, do Brasil `a Portugal. Em 2018 foi a vez de estrear no canal OFF outro documentário do projeto LOCAIS, esse feito em Pavones na Costa Rica. O doc ‘Locais de Pavones’ foi premiado em 2020 no festival Surfalorus, nos EUA, como Melhor Fotografia e está disponível internacionalmente em plataformas de streaming como a Amazon Prime.
Continua depois da publicidade