Santos

Curso de pedreiro em Vila Criativa de Santos alimenta sonhos de trabalho

Atividade oferece aulas práticas e teóricas para a formação completa dos alunos

Da Reportagem

Publicado em 08/05/2023 às 13:20

Atualizado em 08/05/2023 às 13:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Atividade oferece aulas práticas e teóricas para a formação completa dos alunos / Reprodução/ Nathalia Filipe

Continua depois da publicidade

Entre a prática do corte de cerâmica, montagem de um andaime ou o tempo de ficar em sala de aula, pouco a pouco os alunos do curso de pedreiro, na Vila Criativa da Zona Noroeste vão ficando mais próximos do mercado de trabalho.   

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com duração de aproximadamente seis meses e 160 horas/aula, o curso mostra aos alunos desde a parte básica da construção civil, como noções de matemática e cálculos, especificação de quantidade de materiais, até manuseio e provas de concreto, amarração de ferragens e algumas informações sobre elétrica.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mercado: Prefeitura de Santos não fará 'higienização social' após reforma

O professor Carlos Alberto Tozo (ao fundo na foto acima) explica que a turma atual segue em aulas até meados de julho e tem mostrado muita dedicação. “Bastante empenhada e produtiva. São muito interessados”.

Tozo garante que o conteúdo é muito abrangente e deixa os futuros pedreiros aptos a assumir diversas funções em qualquer tipo de obra.

Continua depois da publicidade

Única mulher da classe, a dona-de-casa Rosemeire Maria de Paiva não se intimida em meio aos colegas.  “Estou adorando. Já fiz cursos de revestimentos de paredes, pintura, hidráulica. Eu gosto de construção civil”.

Inicialmente, ela procurou a capacitação para aprender a fazer pequenos reparos em sua própria residência. Mas não descarta começar a ganhar dinheiro com isso. “Claro que se aparecer algum bico, vou querer”, garante a moradora do Santa Maria.

Já Josué Pereira dos Santos, do Rádio Clube, não vê a hora de começar a ganhar dinheiro atuando na construção civil. “Desde pequeno quero trabalhar com isso”. “O curso é espetacular, bem profissionalizante. O professor sabe do que está falando”, acrescentou.

Continua depois da publicidade

SOBRE OS CURSOS

Atualmente, há outros cursos em andamento na Vila Criativa da Zona Noroeste e outras espalhadas pela Cidade. Entre eles, barbershop, corte e costura, culinária, customização de roupas e design de sobrancelha.

Entre 2021 e 2022, as vilas criativas ofereceram quatro mil vagas em cursos de qualificação. Para 2023, estão previstas mais 1,5 mil, além de cerca de 150 atividades esportivas, culturais e de lazer, como aulas de música (violão, percussão), dança (balé, ritmos, ritmix, zumba, hip hop, flamenco), esportes (skate, alongamento, capoeira, ginástica 3ª idade, musculação) e informática (inclusão digital) e muitas outras. 

Continua depois da publicidade

Está prevista para este mês a abertura de inscrições para mais cursos de qualificação. Elas serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura e imprensa.

Já para participar das outras atividades, basta comparecer em uma Vila Criativa com documento pessoal e comprovante de residência, a fim de verificar a disponibilidade de vagas e os horários. Confira os endereços em https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/vilas-criativas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software