O objetivo do curso é capacitar os participantes a identificar as características e padrões do produto / Divulgação
Continua depois da publicidade
Os dados se comprovam através do relatório estatístico do conselho dos exportadores de café do Brasil (Cecafé) ao afirmar que as exportações brasileiras de café em 2022, realizadas para 122 países, obtiveram receita cambial recorde de US$ 9,233 bilhões, apresentando um substancial crescimento de 46,9% na comparação com os US$ 6,285 bilhões registrados no ano retrasado.
De olho nessa realidade e no consumo crescente de cafés especiais no Brasil, os cursos de degustação e classificação do grão vem se destacando no mercado e a Associação Comercial de Santos já abriu as inscrições para a próxima turma.
Continua depois da publicidade
Realizado há mais de 30 anos pela entidade, o objetivo do curso é capacitar os participantes a identificar as características e padrões do produto, bem como tudo o que impacta a comercialização de uma das mais importantes commodities brasileiras.
As aulas, que incluem 40 horas de duração, sendo 20 horas teóricas, no formato online, e as outras 20 horas presenciais, serão ministradas por especialista do setor, onde alunos irão mergulhar no mundo do grão e conhecer a sua história, aspectos agronômicos, preparo da lavoura, método de colheita, armazenagem, classificação do café, entre outros assuntos.
Continua depois da publicidade
Importante lembrar que como a parte teórica é 100% online, o candidato tem a oportunidade de iniciar o curso no momento que desejar. Já os encontros presenciais, terão início no dia 13 de março.
Ao final do curso, o aluno receberá a certificação e carteira de classificador de café.
“O Brasil é o maior produtor de café e o 2.º maior consumidor do mundo. O interesse pela bebida eleva o consumo e reforça a necessidade de formar profissionais qualificados para identificar qualidades, tipos de cafés, métodos de preparo e avaliação sensorial. Além disso, para quem não atua diretamente no mercado do café e nem pretende atuar, mas é daquelas pessoas apaixonadas por café, aprender a degustar e classificar traz um conhecimento aprofundado da bebida, muito além de simplesmente apreciar. A pessoa passa do nível de apreciadora de café, para conhecedora de cafés”, afirma Pedro Pascoal, professor e classificador e degustador de café da ACS.
Continua depois da publicidade
Para a turma que já passou por essa experiência, o curso trouxe resultados positivos.
“O curso da ACS foi sensacional. Entrei sem conhecimento algum em classificação e degustação e saí preparado para novos desafios, certificado em uma nova habilidade que abrirá muitas portas para minha transição de logística para trading. Indico a qualquer profissional do café ou de outras áreas, pois o investimento vale a pena de verdade” - João Paulo Lima do Prado Silva - Turma 74º.
“Agradeço a ACS em proporcionar o curso de Classificação e Degustação de Café. No qual agregou muito em minha formação e que certamente abrirá novos caminhos para minha trajetória profissional. Agradeço também a toda a equipe técnica responsável por transmitir um conteúdo atualizado e eficiente do curso mais tradicional do país” - Romulo Augusto Ribeiro de Carvalho - Turma 74º.
Continua depois da publicidade
Para fazer a inscrição ou saber mais detalhes sobre o curso, como funciona, o que você vai aprender, a metodologia, carga horária e outros detalhes, basta entrar no link www.acs.org.br/academy ou procurar por Fernanda Marquéria (13) 3212-8200 ramal 247 - [email protected]