Santos

Construção de calçadas seguem avançando no canal 1, em Santos

Essa é mais uma etapa das obras de revitalização dos 2.240m da avenida, promovidas pela Prefeitura

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2024 às 21:58

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O trecho 6 conta com 362m de calçadas e o de número 13, com 380m. As obras, inclusive a renovação asfáltica, já foram concluídas nos trechos 1 e 9, nos dois sentidos do trecho entre a praia e a Floriano Peixoto / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Mais dois trechos da Avenida Pinheiro Machado (canal 1) estão ganhando passeios no padrão Calçada para Todos: entre as ruas Carvalho de Mendonça e Francisco de Souza Dantas (sentido Centro-praia, de número 6), com 100m, e da Carlos Gomes até a Carvalho de Mendonça (sentido praia-Centro, 13), agora com 260m concluídos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Construtora inicia reparos internos em terreno ao lado de solapamento de calçada no Gonzaga

• Empreiteira refaz calçada na Azevedo Sodré em desconformidade com projeto da Prefeitura

• Para evitar acidentes, Prefeitura deve retirar árvore de calçada em Santos

Essa é mais uma etapa das obras de revitalização dos 2.240m da avenida, promovidas pela Prefeitura, que envolvem melhorias no sistema de drenagem, construção de passeios acessíveis e novo pavimento asfáltico, além de recomposições pontuais da ciclovia, passarelas de pedestres, taludes e muretas do canal.

Para evitar transtornos para estudantes e o corpo docente, a construção das novas calçadas nos trechos 6 e 13 foi antecipada para o período de férias nas imediações da Carvalho de Mendonça, alterando o cronograma original. “Nessa área, funcionam as escolas municipais Olavo Bilac e Ayrton Senna da Silva, além de estabelecimentos educacionais particulares nas imediações. As obras foram deslocadas para esse ponto para que, com o início do ano letivo, as calçadas já estivessem prontas”, explicou Daniel Lugaresi, técnico de obras da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), da equipe responsável pela supervisão das intervenções.

Continua depois da publicidade

O trecho 6 conta com 362m de calçadas e o de número 13, com 380m. As obras, inclusive a renovação asfáltica, já foram concluídas nos trechos 1 e 9, nos dois sentidos do trecho entre a praia e a Floriano Peixoto. Restam apenas a avaliação dos taludes do canal, que será feita em toda a extensão na sequência das obras, e a pintura da sinalização de solo. As obras prosseguem nos trechos 8 (entre as ruas Antonio Bento Amorim e Delfino Stokler de Lima, sentido Centro-praia), 7 (Álvares Cabral até Antonio Bento de Amorim, sentido praia) e 10 (Floriano Peixoto à Francisco Glicério, sentido Centro). O primeiro segmento já conta com 260m de guias e sarjetas; o seguinte, com 174,20m; o terceiro já tem concluídos 175,24m.

PROJETO

O projeto de revitalização teve início em agosto em dois trechos: entre as vias Presidente Wilson e Floriano Peixoto, sentido praia-Centro (trecho 9), e entre Antonio Bento de Amorim e Delfino Stokler de Lima, sentido Centro-praia (8). Para agilizar os serviços e minimizar os impactos, os 2.240 metros da avenida foram divididos em 16 trechos, entre os cruzamentos semaforizados. Nos principais cruzamentos, as obras estão sendo executadas em meia pista, mantendo as demais sempre liberadas ao tráfego de veículos.

Continua depois da publicidade

A separação de trechos foi elaborada com a preocupação de não interditar dois pontos de ônibus consecutivos e alguns serviços, a exemplo sinalização horizontal, estão sendo executados no período noturno, de forma minimizar o impacto no trânsito. A interdição parcial das pistas é necessária para os serviços de demolição e recomposição de guias, sarjetas e passeios; e para a construção das baias de ônibus após a renovação asfáltica. Já a interdição total ocorre quando da recomposição da sub-base da pista, serviços de melhoria no sistema de drenagem, fresagem, aplicação do binder (mistura para a camada de ligação de pavimentos) e pavimentação.

CONTINUIDADE

Após os trechos 6 e 13, o projeto atenderá aos segmentos 5 (380m de extensão entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça, sentido praia), 2 (174,24m, da Floriano Peixoto à Francisco Glicério, sentido praia), 3 (265,75m, Francisco Glicério até João Caetano, sentido praia) e 16 (130m, entre Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido praia).

Continua depois da publicidade

E ainda os trechos 14 (362m, da Carvalho de Mendonça à Álvares Cabral, sentido Centro), 15 (174,2m, Álvares Cabral até Antônio Bento de Amorim, sentido Centro), 4 (334m, João Caetano à Carlos Gomes, sentido praia) e trecho 12, com 334m, entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes, sentido Centro.

INVESTIMENTO

As obras, a cargo da Terracom, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 27.967.343,37, sendo R$ 22.621.945,96 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual (antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional) e o restante, do orçamento municipal.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software