Estudo
A Ecovias, concessionária responsável pelo SAI, foi autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo a iniciar estudos no primeiro trimestre de 2024
Nova pista deve resolver problemas de gargalos nas pistas / Reprodução/DER
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Defendida pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pela Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que está atualmente sendo estudada, pode ser uma solução para resolver os inúmeros congestionamentos registrados no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).
Atualmente em fase de elaboração sobre sua viabilidade, a Ecovias, concessionária responsável pelo SAI, foi autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo a iniciar estudos no primeiro trimestre de 2024.
Atualmente, a via Anchieta, que conta com duas pistas, liga o litoral paulista à Grande São Paulo por meio de São Bernardo, no ABC. Em contrapartida, a Rodovia dos Imigrantes não permite o tráfego de caminhões devido à inclinação das pistas e dos túneis.
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“É fundamental aliar esses investimentos e a implementação de uma nova ligação entre a Baixada Santista e o Planalto para que o Porto de Santos tenha modais adequados para escoar os produtos para o interior do Estado e do País. Afinal, a descida da Serra por caminhões (60% do modal que chega ao Porto) continua sendo feita por uma única faixa da direita da Via Anchieta, rodovia inaugurada em 1947, quando o Porto movimentava 4 milhões de toneladas/ano. Hoje, o Porto de Santos movimenta 174 milhões de toneladas/ano. A Via Anchieta está saturada”, afirma Anderson Pomini, atual presidente da APS.
Os estudos da terceira via de ligação entre a Baixada Santista e a Capital tem prazo de conclusão de 24 meses, ou seja, até 2026. Até o momento, ainda não há certeza sobre qual seria o novo trajeto. A análise promovida pela Ecovias estudará avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas.
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