Estudo

Congestionamentos na Anchieta-Imigrantes podem ser solucionados com nova pista

A Ecovias, concessionária responsável pelo SAI, foi autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo a iniciar estudos no primeiro trimestre de 2024

LG Rodrigues

Publicado em 14/07/2024 às 13:32

Atualizado em 14/07/2024 às 18:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nova pista deve resolver problemas de gargalos nas pistas / Reprodução/DER

Continua depois da publicidade

Defendida pela Autoridade Portuária de Santos (APS) e pela Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que está atualmente sendo estudada, pode ser uma solução para resolver os inúmeros congestionamentos registrados no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Atualmente em fase de elaboração sobre sua viabilidade, a Ecovias, concessionária responsável pelo SAI, foi autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo a iniciar estudos no primeiro trimestre de 2024. 
Atualmente, a via Anchieta, que conta com duas pistas, liga o litoral paulista à Grande São Paulo por meio de São Bernardo, no ABC. Em contrapartida, a Rodovia dos Imigrantes não permite o tráfego de caminhões devido à inclinação das pistas e dos túneis. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saiba se as rachaduras nos túneis da Anchieta-Imigrantes oferecem riscos

“É fundamental aliar esses investimentos e a implementação de uma nova ligação entre a Baixada Santista e o Planalto para que o Porto de Santos tenha modais adequados para escoar os produtos para o interior do Estado e do País. Afinal, a descida da Serra por caminhões (60% do modal que chega ao Porto) continua sendo feita por uma única faixa da direita da Via Anchieta, rodovia inaugurada em 1947, quando o Porto movimentava 4 milhões de toneladas/ano. Hoje, o Porto de Santos movimenta 174 milhões de toneladas/ano. A Via Anchieta está saturada”, afirma Anderson Pomini, atual presidente da APS.

Os estudos da terceira via de ligação entre a Baixada Santista e a Capital tem prazo de conclusão de 24 meses, ou seja, até 2026. Até o momento, ainda não há certeza sobre qual seria o novo trajeto. A análise promovida pela Ecovias estudará avaliações topográficas, sondagens e investigações geológicas e hidrogeológicas.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software