Santos
O passeio, realizado em parceria com a produtora Ricci Filmes, levou também visitantes das cidades de Sofia (Bulgária), Galway (Irlanda), Busan (Coreia do Sul), Bradford (Inglaterra), Gdynia (Polônia) e Potsdam (Alemanha)
UNESCO CIDADES CRIATIVAS / Fotos: FRANCISCO ARRAIS
Continua depois da publicidade
Integrando a programação da XIV Conferência Anual da rede de Cidades Criativas da Unesco, que acontece em Santos, produtores, cineastas e profissionais da indústria do cinema participaram do Cine Tour Afetivo, pelo Centro Histórico de Santos, na manhã desta sexta-feira (22).
O passeio, realizado em parceria com a produtora Ricci Filmes, levou também visitantes das cidades de Sofia (Bulgária), Galway (Irlanda), Busan (Coreia do Sul), Bradford (Inglaterra), Gdynia (Polônia) e Potsdam (Alemanha), a descobrir Santos por meio de dinâmicas fotográficas, com cine imersão, com sabores surpresas, texturas, paisagem sonora, podendo criar suas histórias e fotografar o ambiente urbano de outras formas afetivas.
Continua depois da publicidade
Ao caminhar pelas ruas do Centro Histórico, que é cenário de grandes produções cinematográficas, eles foram convidados a mergulhar na história da Cidade, usando como base a inter-relação entre a vida urbana e o cinema.
"O projeto tem a proposta de fazer as pessoas terem mais afeto pela Cidade. É uma ocupação cultural onde a gente faz um recorte do cinema com uma imersão a partir de memórias, sabores e sensações", explicou o cineasta e fotojornalista do Cinema Cine Afetivo, Eduardo Ricci, que conduziu a visita.
Continua depois da publicidade
Durante o passeio, os convidados conheceram como funciona a logística para construção de um projeto cinematográfico no Centro Histórico.
"Neste city tour, eles estão tendo a oportunidade de conhecer os principais cenários aqui do Centro Histórico, os locais que as produtoras escolhem pela arquitetura, quando vêm fazer filmes de época, e até filmes modernos, o que deu a Santos o título de Cidade Criativa em Cinema. O mais importante é eles conhecerem a nossa diversidade, pois Santos pode ser qualquer lugar do mundo", ressaltou a coordenadora da Santos Film Commission, da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Francisca.
Para a visitante e captadora de recursos da Film and Contents Industry Division, de Busan (Coreia do Sul), Kang Ji-hye, a Cidade tem muito potencial e cenários incríveis. "Gosto muito dessa diversidade de paisagens que vemos em Santos. Saímos da praia, do mar, do moderno e agora estamos conhecendo o Centro Histórico, cheio de histórias e prédios antigos. Esse contraste me encanta e com certeza é um grande atrativo para cineastas", declarou.
Continua depois da publicidade
O passeio seguiu pela Praça Mauá, Rua Augusto Severo, Mural de Paulo Werneck, Rua XV de Novembro, Museu do Café, Rua Frei Gaspar, Rua Conde D'Eu, Rua Tuiuti, Museu Pelé, Igreja e Estação Valongo, Rua do Comércio, bulevar da Rua XV, Rua General Câmara, Praça Rui Barbosa, Av. Visconde de São Leopoldo e terminou na Praça dos Andradas/Cadeia Velha.
CIDADE CRIATIVA DO CINEMA
Continua depois da publicidade
Santos é a única do Brasil que está entre as oito cidades criativas no mundo no segmento cinema da Unesco. Atualmente, a cidade abriga 22 salas comerciais e três salas públicas de cinema: o Cine Arte Posto 4 (praia do Gonzaga), o Cine ZN (Centro Cultural da Zona Noroeste) e o Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss).
Além de exibir conteúdo audiovisual com qualidade, Santos conta com festivais culturais ao longo do ano, como o Curta Santos, que promove o intercâmbio cultural entre os artistas locais e de outras partes do Brasil e do mundo. Também possui a Santos Film Commission, facilitadora de produções audiovisuais pela Prefeitura.
Continua depois da publicidade