SANTOS

Confederação de skate elogia obras de complexo esportivo no Novo Quebra-Mar de Santos

O comentário é do presidente da Confederação Brasileira de Skaterboarding (CBSK), Eduardo Musa, que na manhã desta quarta-feira (5) esteve em visita técnica a essa área esportiva

Da Reportagem

Publicado em 05/07/2023 às 22:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Pista de skate Quebra mar / Divulgaçao/ PMS

Continua depois da publicidade

"Santos pode se orgulhar da qualidade e dos cuidados com os quais está sendo construído o skatepark". O comentário é do presidente da Confederação Brasileira de Skaterboarding (CBSK), Eduardo Musa, que na manhã desta quarta-feira (5) esteve em visita técnica a essa área esportiva, em construção no Parque Roberto Mário Santini, o quebra-mar da Praia do José Menino.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conforme avaliou, "a obra segue em ritmo bom e todas as indicações técnicas da confederação estão sendo respeitadas". Em sua opinião, o complexo de skate, de padrão olímpico, com 2.400m², "tem tudo para figurar no rol dos melhores do país", tornando-se, ainda, mais um atrativo turístico de destaque na Cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Intervenções em Monte Cabrão melhoram mobilidade e segurança na Área Continental de Santos

• Edu Lobo e Chico Buarque serão os homenageados do 11º Santos Jazz Festival

• Governo assina contratos de exploração nas bacias de Campos e Santos

Agradecendo à Administração pelo investimento e incentivo ao skate, Musa afirmou que vem acompanhando de perto o andamento das obras e conversa com frequência sobre detalhes com profissionais das secretarias de Serviços Públicos (Seserp), de Esportes (Semes) e da Saes: "Costumo ir com frequência ao quebra-mar e também estou em contato com os técnicos da empreiteira responsável pelas obras".

Durante a visita técnica, o presidente da CBSK esteve acompanhado dos secretários Wagner Ramos (Seserp), Gelasio Fernandes Jr. (Semes) e Júlio Eduardo dos Santos, titular da Saes (Secretaria de Assuntos Estratégicos, Legislativos e Metropolitanos).

Continua depois da publicidade

 

ANDAMENTO – O skatepark, integrado pelo flowpark e pelo streetpark, será duas vezes maior do que o espaço antes disponível no Parque Roberto Mário Santini e terá condições de receber provas e circuitos internacionais.

O complexo esportivo já está com a fundação concluída e encontra-se agora em fase de finalização do aterro compactado. A próxima etapa será a pavimentação em concreto armado do flowpark, uma das modalidades verticais do esporte, permitindo evoluções e alta performance, que ocupará 650m². Também já estão sendo posicionados os tubos de aço galvanizado na borda do flowpark.

Continua depois da publicidade

Paralelamente, outra frente de trabalho, formada por armadores, pedreiros, carpinteiros, ajudantes, operadores de máquinas e engenheiros de campo, atua na construção do streetpark, onde já foram concluídas as vigas de fundação e os radiers, lajes de concreto armado em contato direto com o terreno, que receberão a carga da estrutura. "Agora, a equipe está executando as paredes de alvenaria e de concreto armado da pista", explicou Daniel Lugaresi, técnico de obras da Seserp, responsável pela supervisão das obras.

Os trabalhos do skatepark, iniciados em 13 de fevereiro, estão a cargo da Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano e representam um investimento de R$ 3.304.263,70, sendo 1.965.000,00 de verba do governo federal e o restante, de recursos da Administração Municipal. O prazo contratual é de oito meses e a supervisão geral está a cargo de profissionais da Seserp.

 

Continua depois da publicidade

NOVO QUEBRA-MAR

As obras do skatepark integram a quarta etapa da revitalização do Parque Roberto Mário Santini, o Novo Quebra-Mar, que está se transformando em um espaço de referência para esportes olímpicos, diversão, gastronomia e contemplação.

Executadas por etapas, as intervenções permitem a entrega dos espaços à medida que ficam prontos. Na primeira fase foram inaugurados, em dezembro de 2021, a pista de pumptrack (circuito com lombadas, usado por ciclistas e skatistas) e o Espaço Pet. Ainda nessa etapa, foi liberado o trecho do jardim próximo à ciclovia, que passou por remodelação.

Continua depois da publicidade

Na segunda fase foram entregues, em 13 de junho do ano passado, pista de patinação, quadra de basquete 3x3, o restauro da escultura da artista plástica Tomie Ohtake, com novo mirante, e ainda o primeiro trecho da alameda central. A área também recebeu instalações subterrâneas para cabeamento elétrico, drenagem e tubulações de água tratada e esgoto.

Integram também essa etapa o parque das águas, com fontes interativas, um enorme chuveiro e a nova escola de surfe, comandada por Picuruta Salazar, inaugurados em 26 de janeiro deste ano.

Ainda nessa data, foram entregues o playground com brinquedos temáticos que remetem a pontos turísticos e marcas de Santos, e um espaço instagramável em formato de moldura, tendo como fundo a orla santista. Esse conjunto integra a terceira fase de remodelação do parque. 

Continua depois da publicidade

Serão inaugurados, integrando também essas duas últimas fases, os pórticos de entrada, banheiros públicos e praça de alimentação.

 

QUINTA ETAPA

Continua depois da publicidade

Concluindo a modernização do Parque Roberto Mário Santini, a quinta etapa envolve a construção de uma torre de escalada. Os recursos estão sendo pleiteados em âmbito estadual e federal. 

 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software