Santos

Condepasa nega o pedido de tombamento do Campus Boqueirão da UniSantos

Sociedade Visconde de São Leopoldo pode decidir o que fazer com a edificação. Mas há uma ação em trâmite na Justiça

Carlos Ratton

Publicado em 11/02/2022 às 07:33

Atualizado em 11/02/2022 às 13:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Tombamento do Campus foi negado pela Condepasa / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

Por oito votos a dois (Ney Caldatto e Nelson Gonçalves Jr), o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) negou ontem a abertura do processo de tombamento do prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (FAUS), um dos prédios envolvendo os Campus Boqueirão, da Universidade Católica de Santos (UniSantos), localizado à Avenida Conselheiro Nébias. Com a negação, a Sociedade Visconde de São Leopoldo pode decidir o que fazer com a edificação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Conselho não acatou o processo de tombamento do prédio da Faculdade de Direito, conhecido como Casa Amarela, por conta da falta de documentação. Como o dá FAUS também foi rejeitado, o prédio poderá ter o mesmo destino do Museu de Pesca e Clube XV: demolição.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Condepasa decide hoje o destino do Campus Boqueirão da UniSantos

• Conselho de Arquitetura e Urbanismo aprova tombamento de Campus da UniSantos

• Demolição do Campus Boqueirão da UniSantos continua proibida, diz Justiça

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Vale lembrar que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) se manifestou favorável a decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que negou recurso da Sociedade Visconde de São Leopoldo. A Justiça concedeu liminar (decisão provisória) à ação popular por suposto ato lesivo ao patrimônio artístico, estético, histórico ou turístico de Santos, proposta pelo advogado Henrique Lesser Pabst.

Continua depois da publicidade

A São Leopoldo já se manifestou que a transferência dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito para o Campus Dom Idílio José Soares faz parte de um projeto institucional de reunir todos os cursos e que, além da construção de novos laboratórios e espaços diferenciados de aprendizado, a Universidade também investirá em uma moderna infraestrutura para abrigar os serviços nas áreas jurídicas e de saúde, ampliando o atendimento à comunidade.

No sentido de potencializar o ecossistema de inovação, o projeto prevê a construção do Católica Innovation Hub, espaço destinado à expansão do Ecossistema de Inovação da UniSantos, ampliando a integração de estudantes, docentes e pesquisadores de todas as áreas, com os núcleos de inovação de empresas de portes e segmentos diversificados.

Na área cultural e esportiva, o 'novo' Campus Dom Idílio José Soares contará com um teatro, visando fomentar atividades culturais na região, com capacidade para cerca de 500 pessoas, e uma quadra poliesportiva. Em relação às edificações do Campus Boqueirão, elas serão devolvidas à Sociedade Visconde de São Leopoldo.

Continua depois da publicidade

A UniSantos garante que não anunciou a venda dos imóveis.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software