Santos
Além de ter o certificado de segurança portuária, o terminal é também um recinto totalmente alfandegado e, portanto, atende todas as determinações da Portaria RFB nº 143/2022, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.
Vista aérea do Porto de Santos, no litoral sul de São Paulo / Divulgação/Codesp
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Faltando pouco menos de um mês para o início de mais uma temporada de cruzeiros no Brasil, o Concais, terminal de cruzeiros do Porto de Santos, intensifica os preparativos para a temporada 2023/2024. Maior terminal marítimo de passageiros da América do Sul, completa este ano 25 anos de operações, consolidando-se como referência nacional em segurança portuária no segmento de cruzeiros.
Desde a inauguração, em 1998, já passaram pelo terminal 12,6 milhões e mais de 4 milhões de tripulantes. Quando falamos em navios, os números também são grandiosos, já que desde a inauguração até a última temporada atracaram no Porto de Santos 321 navios de diferentes nacionalidades.
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Com uma infraestrutura cada vez mais complexa, que zela pelo conforto e, principalmente, pela segurança, o terminal já investiu, desde a sua inauguração R$ 30 milhões em equipamentos, câmeras e atualizações de softwares de segurança, sendo cerca de R$ 4,1 milhões somente em 2023. Todo esse investimento atende as Portarias COANA (Coordenação-Geral de Administração Aduaneira) 80 e 76 que dispõe sobre as condições de funcionamento e os requisitos técnicos do sistema de segurança de um recinto alfandegado. O alfandegamento de um recinto prevê os interesses aduaneiros e também defende a segurança dos viajantes, tripulantes e usuários da instalação portuária.
Primeiro terminal de passageiros certificado pelo ISPS Code no Brasil, com infraestrutura complexa, o Concais é dotado de protocolos de segurança que seguem rigorosamente o Plano de Segurança aprovado pela CESPORTOS/CONPORTOS, com normas internacionais obrigatórias - ISPS CODE, que trata da interface dos navios e das instalações portuárias que previne embarque de explosivos entre outros.
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Além de ter o certificado de segurança portuária, o terminal é também um recinto totalmente alfandegado e, portanto, atende todas as determinações da Portaria RFB nº 143/2022, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.
Entenda como tudo acontece
Um dos maiores compromissos do Concais com passageiros, tripulantes, navios, colaboradores e com as amadoras é a segurança, especialmente porque, devido às ondas de ataque, evolução da violência e periculosidade, como crimes contra o patrimônio, contrabando de armas, materiais explosivos, além da comercialização de drogas, a segurança nos terminais de cruzeiros precisou ser intensificada nos últimos anos.
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É obrigatório que todos os passageiros e tripulantes passem pela inspeção de malas de mão, detector de metais e, quando necessário, revista pessoal, tudo isso antes do embarque no navio nos dos salões de embarque do Concais que são equipados com escâneres, câmeras e seguranças.
A inspeção de bagagens que seguem para as cabines é um dos procedimentos mais importantes nesta etapa da segurança, já que grande parte dos incidentes envolvendo o embarque de objetos não permitidos e produtos ilícitos acontece com a ocultação deles dentro de bagagens. O salão de recebimento dessas malas é totalmente alfandegado e 100% das malas são escaneadas.
O fluxo de passageiros é intenso. Quando o Concais recebe três navios simultaneamente, por exemplo, são atendidos 32 mil passageiros e mais 2,5 mil tripulantes de cruzeiros. Importante ressaltar que, em diversas ocasiões, o sistema de monitoramento também auxilia na identificação de pessoas com restrições de embarque com mandado de prisão
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Ao garantir o controle das operações com excelência no atendimento, atuando em conjunto com os órgãos de segurança, o terminal torna-se referência no mundo, e isso tem um efeito local positivo. Somente na última temporada, o embarque e desembarque de passageiros impactou a economia de Santos e região em R$ 500 milhões.
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