Santos

Começa remoção de entulhos para reconstrução de encosta em morro de Santos

A limpeza, realizada manualmente na encosta, cobrirá uma área de 2.250,91m² e será promovida em etapas no decorrer da obra

Da Reportagem

Publicado em 07/02/2024 às 17:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Retaludamento é um processo de terraplenagem através do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes originalmente existentes em um determinado local / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Lixo orgânico, sacos plásticos, embalagens PET, entulho e até cabeceira de cama, em madeira, já foram removidos de uma área de encosta do Morro do Pacheco, entre as ruas 7 e 8, em obras de reconstrução pela Prefeitura, voltadas a garantir mais segurança aos moradores. Na rua superior existe uma área destinada pela Administração Municipal para a deposição de lixo e inservíveis, para retirada posterior, a fim de evitar o lançamento de materiais pela encosta.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Unidos dos Morros é tricampeã do carnaval santista

• Nova iluminação já beneficia 11 vias de corredores de ônibus nos morros e ZN de Santos

• Santos terá duas unidades móveis do Bom Prato percorrendo a Zona Noroeste e morros

A limpeza, realizada manualmente na encosta, cobrirá uma área de 2.250,91m² e será promovida em etapas no decorrer da obra. A remoção inclui vegetação baixa, remoção de raízes remanescentes e de touceiras de bambu, poda de árvores e arbustos. “Nesse processo inicial também é retirada uma quantidade de terra para promover depois o retaludamento da área, de forma a nivelar o terreno e garantir sua estabilização posterior”, explicou o engenheiro civil Márcio Augusto Salgueiro Lima, da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pela supervisão das obras.

Retaludamento é um processo de terraplenagem através do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes originalmente existentes em um determinado local.

Continua depois da publicidade

PROJETO

Assim como em outras localidades, a exemplo dos morros do Marapé, Caneleira, José Menino, o projeto no Pacheco envolve a instalação de 6.769m de grampos de aço para ancoragem do solo grampeado, com perfuração em terra e em rocha; revestimento de concreto projetado, com espessura de 10cm, sobre armação com tela; aplicação de geocomposto para drenagem em 1.022,16m² e de geomanta flexível de filamentos de polipropileno em 1.150,15m².

Sobre a geomanta, será aplicada terra vegetal em 172,52m³ para o plantio de grama em placas, de forma a recompor o terreno. O engenheiro acrescenta que o projeto prevê também o assentamento de um sistema auxiliar de drenagem com 120,92m de tubo de PVC (policloreto de vinila), construção de quatro poços de visita e de uma escada hidráulica com cerca de 170 degraus e piso de concreto, para reduzir a força e a velocidade da água pluvial pela encosta.

Continua depois da publicidade

INVESTIMENTO

As obras de reconstrução desse trecho de encosta do Morro do Pacheco, indicadas em laudo da Defesa Civil de Santos, estão a cargo da empreiteira Geologus Engenharia, vencedora da concorrência pública. As intervenções representam um investimento de R$ 3.662.203,09, sendo R$ 137.793,10 da Seserp e o restante, recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), via Defesa Civil Federal.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software