SANTOS

Começa estaqueamento para construção de 574 moradias na Zona Noroeste de Santos

A área do projeto é de 63 mil m² e foi cedida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal, para o Município

Da Reportagem

Publicado em 21/06/2023 às 21:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Primeira fase do projeto, que prevê quatro prédios, deve ser entregue em junho de 2024 / fotos: Isabela Carrari

Continua depois da publicidade

O estaqueamento para a construção de 574 apartamentos de um novo conjunto habitacional na Cidade, o Santos AB-Prainha, no terreno Prainha do Ilhéu (Bom Retiro) foi iniciado nesta quarta-feira (21). A primeira fase do projeto, com quatro prédios, com entrada pela Avenida Jornalista Paulo Matos, deve ser entregue até junho de 2024. Os outros cinco edifícios, com entrada pela Rua Zeonor Paiva Magalhães, têm entrega programada para o final de 2025. O investimento total é de R$ 105,5 milhões.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A área do projeto é de 63 mil m² e foi cedida pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal, para o Município. O empreendimento é fruto de parceria da Prefeitura de Santos com a CDHU, do Governo do Estado, pelo Programa Vida Digna.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Trilha de ecoturismo leva a mirantes e mostra detalhes de morro de Santos

• Inscrições para o Casamento Comunitário seguem até dia 14/07 em Santos

Os apartamentos serão habitados por moradores de áreas de risco socioambiental da Zona Noroeste de Santos. Cada unidade, de 48m², terá dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Além dos nove prédios, o projeto prevê a construção de três áreas poliesportivas e três bicicletários.

O prefeito Rogério Santos vistoriou o início das obras e destacou que o projeto nasce de uma parceria fundamental com o Governo do Estado. “Atende a um passivo ambiental que tem que ser resolvido. É um projeto elaborado na questão da sustentabilidade, porque vai retirar moradores que estão em palafitas. Vai beneficiar a Cidade como um todo”, afirmou ele, que estava acompanhado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, pelo presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e o presidente da Cohab-Santista, Maurício Prado.

Continua depois da publicidade

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o projeto atende à determinação do governador Tarcísio de Freitas de eliminar as construções em palafitas. “Parcerias como esta firmada com a Prefeitura de Santos são fundamentais para este objetivo”, disse Marcelo Branco.

PARQUE PALAFITAS

O prefeito aproveitou a visita do secretário estadual para reiterar o pedido de apoio do Governo do Estado para o projeto Parque Palafitas, que reorganiza as atuais moradias sobre o mangue, hoje de forma irregular, buscando uma solução sustentável para novas habitações.

Continua depois da publicidade

“É um conceito inovador para o Brasil. É um projeto que foi desenvolvido pelo escritório do Jaime Lerner, um dos maiores urbanistas da história do País e que a Prefeitura já deve começar a executar no segundo semestre. Apresentei este projeto para o governador Tarcísio e ele quer a participação do Governo do Estado”, ressaltou o prefeito, explicando que se trata de um projeto-modelo, com 60 unidades habitacionais, com estaqueamento, sistema de energia solar e redes de água e esgoto.

“Estamos vendo com o prefeito uma parceria para ampliar a remoção de palafitas. É possível que comece já no segundo semestre. Estamos ainda na fase de projeto em parceria com a Prefeitura”, respondeu o secretário estadual.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software