Santos

Começa a construção de novo terminal de granéis no Porto de Santos

A previsão é de que o local inicie suas operações em 2025

Da Reportagem

Publicado em 08/08/2023 às 18:30

Atualizado em 08/08/2023 às 19:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Uma estacada marcou o início das obras no terminal da COFCO Internacional Brasil no Porto de Santos / Divulgação

Continua depois da publicidade

Uma estacada marcou o início das obras no terminal da COFCO Internacional Brasil no Porto de Santos, na manhã desta terça-feira (8), na região do Porto Valongo. A previsão é de que o local inicie suas operações do novo terminal agrícola de granéis sólidos vegetais, um dos maiores no complexo portuário santista, em 2025 e, com o funcionamento pleno, em 2026 amplie a capacidade portuária da empresa para a movimentação de 14 milhões de toneladas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A COFCO International Brasil arrematou o direito de explorar o terminal STS 11 em leilão, no ano passado, e a companhia chinesa terá direito à concessão por 25 anos do novo terminal de granéis sólidos vegetais, com um investimento de mais de R$ 764 milhões.

Continua depois da publicidade

“É um grande orgulho estar aqui e saber que a COFCO, além de trazer o desenvolvimento sustentável para Santos, gerando empregos e movimentando a economia, vai completar um grande sonho para nós santistas: o projeto de revitalização dos antigos terminais, que fizeram a história da nossa cidade e se reinventam, que serão restaurados para outras finalidades, como a turística, e que também vão gerar empregos”, afirma o prefeito Rogério Santos, referindo-se ao Parque Valongo, uma parceria da Prefeitura com a COFCO e com a Autoridade Portuária de Santos (APS) que transformará a área entre os armazéns 4 e 6 num polo de lazer, turismo e fará a integração Porto-Cidade.

Além de realizar as obras de implantação do Parque Valongo, por meio de compensação, a empresa também fará 430 plantios de árvore nos bairros com mais necessidade de Santos. “Os asiáticos estão investindo no Brasil porque eles enxergam a nossa capacidade de logística e o nosso potencial de crescimento. Isso chama a atenção e gera um estímulo para que nós, representantes do setor público, possamos facilitar e colaborar com esse tipo de investimento, que gera emprego, gera renda, desenvolvimento”, diz o presidente da APS, Anderson Pomini, que destacou que serão 11 mil empregos indiretos gerados ao final destas obras.

Continua depois da publicidade

 “É um momento histórico e celebramos esse momento especial do início das obras. Fizemos muito esforço e trabalho para esse projeto e contamos com grande suporte do presidente da APS e do prefeito de Santos. Estamos com uma expectativa grande para a finalização das obras do STS11, para que nossos alimentos cheguem a todo o mundo, e para o Parque Valongo”, declara o vice-presidente e diretor do Brasil e América do Norte da COFCO Internacional, Wang Yunchao.

O entusiasmo com as parcerias em Santos fez com que a empresa já apresentasse novos projetos para a Cidade e convidasse representantes de empresas chinesas para a cerimônia de início das obras. “A gente espera que eles também venham e façam investimentos na Cidade, finaliza Yunchao.

 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software