SANTOS

Começa a construção da nova mureta em trecho na Ponta da Praia em Santos

O serviço envolve também a recuperação da embocadura do canal 7, junto ao Estuário.

Da Reportagem

Publicado em 07/06/2023 às 08:30

Compartilhe:

Serviço envolve também a recuperação da embocadura do canal 7. / Foto: Divulgação/PMS

Começou nesta semana a construção das novas muretas na orla, em frente à Avenida Saldanha da Gama, 194, na Ponta da Praia, em Santos. O serviço envolve também a recuperação da embocadura do canal 7, junto ao Estuário. Esses locais apresentavam acentuado desgaste em decorrência da força das marés, que descalçaram a embocadura e a base do muro que sustenta a mureta.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Já foram removidos os materiais que escorregaram e começou a construção do novo muro, com forma e concretagem das peças totalmente concluídas", afirmou o engenheiro civil Carlos Barros, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento das obras.

Também foi finalizada a execução da forma da base do muro e a concretagem de 70% do muro de concreto ciclópico, mistura de concreto e pedra rachão (material oriundo da reciclagem de insumos construtivos). "Agora, a equipe está preparando a forma da embocadura do canal". 

A embocadura do canal 7 passa, no momento, pela etapa de limpeza manual, a fim de identificar os pontos carentes de recuperação e reforço, que serão executados nos próximos dias.

DETALHAMENTO 

Os trabalhos envolvem 12 metros de largura da embocadura e cerca de 5 metros de extensão do canal 7, entre a mureta da orla e o mar. Junto ao enrocamento que ameniza a força das marés, será executado um muro em graute e realizados os reparos necessários no muro de pedra existente. O graute é uma argamassa semelhante ao concreto, indicada para preenchimento de espaços vazios em estruturas.

Do lado oposto, serão executados muro em concreto ciclópico, sistema construtivo que envolve a incorporação de grandes pedras no concreto convencional, e muro em graute.

Já no trecho em frente ao número 194, onde funcionou o antigo Senai, foram demolidos cerca de 70 metros de mureta junto ao canal, para a construção de novo muro de sustentação da mureta em concreto ciclópico, com capa de graute e manta de bidim, que permite apenas a passagem da água.

Com a conclusão do novo muro de sustentação, será refeita a mureta, obedecendo ao padrão original e recuperada a área ajardinada, com a colocação de 30m² de grama esmeralda em placas.

Os serviços, que começaram em março e têm prazo contratual de quatro meses, representam um investimento de R$ 723.610,56, recursos obtidos junto ao Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, voltado ao setor público.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba qual cidade tem o metro quadrado mais caro do litoral de SP

Levantamento foi elaborado pelo DataZap

Cotidiano

Jovem de 14 anos desaparece em rio do Vale do Ribeira

Garoto nadava em rio na companhia de outros menores quando acabou levado pela correnteza

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter