Serviço envolve também a recuperação da embocadura do canal 7. / Foto: Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
Começou nesta semana a construção das novas muretas na orla, em frente à Avenida Saldanha da Gama, 194, na Ponta da Praia, em Santos. O serviço envolve também a recuperação da embocadura do canal 7, junto ao Estuário. Esses locais apresentavam acentuado desgaste em decorrência da força das marés, que descalçaram a embocadura e a base do muro que sustenta a mureta.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
"Já foram removidos os materiais que escorregaram e começou a construção do novo muro, com forma e concretagem das peças totalmente concluídas", afirmou o engenheiro civil Carlos Barros, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento das obras.
Também foi finalizada a execução da forma da base do muro e a concretagem de 70% do muro de concreto ciclópico, mistura de concreto e pedra rachão (material oriundo da reciclagem de insumos construtivos). "Agora, a equipe está preparando a forma da embocadura do canal".
Continua depois da publicidade
A embocadura do canal 7 passa, no momento, pela etapa de limpeza manual, a fim de identificar os pontos carentes de recuperação e reforço, que serão executados nos próximos dias.
DETALHAMENTO
Os trabalhos envolvem 12 metros de largura da embocadura e cerca de 5 metros de extensão do canal 7, entre a mureta da orla e o mar. Junto ao enrocamento que ameniza a força das marés, será executado um muro em graute e realizados os reparos necessários no muro de pedra existente. O graute é uma argamassa semelhante ao concreto, indicada para preenchimento de espaços vazios em estruturas.
Continua depois da publicidade
Do lado oposto, serão executados muro em concreto ciclópico, sistema construtivo que envolve a incorporação de grandes pedras no concreto convencional, e muro em graute.
Já no trecho em frente ao número 194, onde funcionou o antigo Senai, foram demolidos cerca de 70 metros de mureta junto ao canal, para a construção de novo muro de sustentação da mureta em concreto ciclópico, com capa de graute e manta de bidim, que permite apenas a passagem da água.
Com a conclusão do novo muro de sustentação, será refeita a mureta, obedecendo ao padrão original e recuperada a área ajardinada, com a colocação de 30m² de grama esmeralda em placas.
Continua depois da publicidade
Os serviços, que começaram em março e têm prazo contratual de quatro meses, representam um investimento de R$ 723.610,56, recursos obtidos junto ao Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, voltado ao setor público.
Continua depois da publicidade