Santos

Começa a concretagem do último trecho de calçadas da Rua Azevedo Sodré em Santos

Essa etapa antecede a aplicação de novo asfalto, que marca o fim das obras nessa via no Boqueirão

Da Reportagem

Publicado em 18/10/2023 às 22:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Serviços tiveram início semana passada com a demolição do passeio do lado direito da via / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A concretagem do último trecho de passeios, no padrão Calçada para Todos, da Rua Azevedo Sodré, atualmente em revitalização entre a Conselheiro Nébias e a Valdomiro Silveira, foi iniciada nesta terça-feira (17).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Empreiteira refaz calçada na Azevedo Sodré em desconformidade com projeto da Prefeitura

• Mais um trecho da Rua Azevedo Sodré, em Santos, é liberado após revitalização

Essa etapa antecede a aplicação de novo asfalto, que marca o fim das obras nessa via no Boqueirão, prevista para o início do próximo mês, dependendo das condições climáticas.

Os serviços tiveram início semana passada com a demolição do passeio do lado direito da via, sentido Embaré, entre a Itapura de Miranda e a Conselheiro Nébias.

Continua depois da publicidade

“Já foram assentados 115 metros de guias e, nesta manhã, concretaram essa mesma metragem de sarjetas e mais 70 metros lineares de calçadas”, detalhou o engenheiro civil Hélio Santos Jr., da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.

No início deste mês, a Azevedo Sodré começou a ganhar 19 ipês-amarelos, que ampliará para 36 o número de exemplares de árvores ao longo da rua, antes com 17 árvores. Essa espécie é a mais conhecida e cultivada no Brasil, de acordo com agrônomos, e tem grande valor ornamental, tanto pelas flores exuberantes como pela elegante forma estrutural. De crescimento moderado, cerca de um metro por ano, possui raízes profundas e suas flores atraem várias espécies de pássaros.

REVITALIZAÇÃO

Continua depois da publicidade

O projeto da Prefeitura de revitalização da Azevedo Sodré, entre a Washington Luís e a Conselheiro Nébias, iniciado em maio, tem por objetivo fortalecer a vocação comercial da rua e impulsionar o desenvolvimento urbanístico, econômico e social da Cidade.

Os serviços envolvem criação de um sistema de drenagem auxiliar, aumentando a capacidade atual da rede; embutimento dos cabos de telefonia e internet, além de novas guias, sarjetas e pavimentação asfáltica.

As obras foram precedidas por intervenções da Sabesp, que substituiu, por tubos de PVC (cloreto de polivinil) de 100 milímetros, a antiga tubulação de ferro fundido da rede de água, melhorando as condições de abastecimento na área. Foram trocados 250 metros lineares de rede de cada passeio.

Continua depois da publicidade

Realizadas em três etapas para minimizar os transtornos (originalmente, seriam quatro), as obras se encontram no último trecho da Azevedo Sodré. O primeiro segmento, entre a Washington Luís e a Eloy Fernandes, foi concluído e liberado para o tráfego local em 13 de julho.

O segundo, inicialmente entre a Eloy Fernandes e a Firmino Barbosa, foi ampliado até a Valdomiro Silveira e concluído em 18 de setembro.

A rua está ganhando uma faixa dinâmica, destinada ao embarque, desembarque, carga e descarga em condições de segurança. Trata-se da primeira via de Santos a contar com essa área especial, que também funcionará como extensão da calçada durante eventos organizados pelos comerciantes.

Continua depois da publicidade

Outro diferencial é o detalhe visual arquitetônico nos passeios, com o assentamento de mosaicos portugueses na chamada ‘faixa de serviço’, que corresponde a um terço da largura da calçada.

INVESTIMENTO

As obras estão a cargo da empreiteira Fortnort, vencedora da concorrência pública, e representam um investimento de R$ 6.393.554,17, sendo R$ 3.977.217,90 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (ex-Secretaria de Desenvolvimento Regional), do Governo do Estado, e o restante, de recursos municipais.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software