Santos

Com 90% das obras concluídas, elevado no Centro de Santos reabre ao tráfego no dia 31

A recuperação e o restauro da estrutura passa pela sua maior de obra desde a inauguração em 1976

Da Reportagem

Publicado em 18/12/2023 às 16:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Elevado passa por primeira grande obra estrutural desde sua inauguração / Diego Matos/PMS

Continua depois da publicidade

O Elevado Aristides Bastos Machado, no Centro Histórico de Santos, completa 90% de serviços executados e a reabertura ao tráfego está confirmada para o dia 31 de dezembro. A recuperação e o restauro da estrutura, que passa pela sua maior de obra desde a inauguração em 1976, conta também com reforço especial no solo, por onde passam os veículos, novos pontos de iluminação e intervenções em seu entorno.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Reforços por atacado! Entenda a movimentação do Santos no mercado da bola

• Santos encaminha empréstimo de Soteldo e venda de Dodi ao Grêmio

• Com Santos como cenário, roteirista transforma aventura de RPG em HQ

Mesmo as obras tendo sido iniciadas em março, com prazo contratual de 18 meses, ou seja, setembro de 2024, para a execução do projeto, os trabalhos foram acelerados visando a alta temporada. O viaduto de 375m de extensão é uma importante rota de ligação da Cidade, por onde passam diariamente cerca de 50 mil veículos.

A obra manterá a mesma pintura da sinalização horizontal da pista, porém com a novidade da utilização de fibra de carbono, juntamente no reforço dos pilares, para recompor e fortalecer a espessura do solo, informou o secretário de Serviços Públicos, Wagner Ramos, durante vistoria aos trabalhos nesta segunda-feira (18).

Continua depois da publicidade

As intervenções não envolvem apenas o viaduto, mas abrangem também o entorno, com direito a construção de área esportiva sob o elevado, com duas pistas de skate e da quadra de basquete.

Já se encontram concluídos o tratamento e fechamento das fissuras na estrutura, a troca de aparelhos de apoio (vinculada a elementos como vigas e pilares) e 4m de colocação de guias curvas. 

Já na fase final, avançaram os reparos e a proteção da estrutura na parte inferior (96% concluídos), a remoção do pavimento (75%), construção de novas calçadas (60%), e a instalação de 178m de guias retas (60%), 182m de sarjetas de concreto moldadas no local (60%) e 242m² de calçadas em concreto desempenado (60%).

Continua depois da publicidade

Ainda em continuidade, está o recapeamento das vias e a execução de 395,2m² de pavimentação asfáltica - ambos com 30% de progresso. 

Em janeiro, será executada a instalação de 18 novos postes para a pista do elevado e de 628 lâmpadas especiais para a iluminação cênica, assim como no viaduto da entrada de Santos que liga as avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes com a Via Anchieta.

ÁREA ESPORTIVA SOB O ELEVADO

Continua depois da publicidade

Já a área esportiva sob o elevado ganhará cercamento em aço com telas instaladas em vigas e portas metálicas para maior segurança do local. São duas pistas de skate e uma quadra de basquete, aproveitando o vão livre sob a estrutura, dividido em três segmentos por pilastras.

Totalizando 311m², as duas pistas do skatepark, uma delas da modalidade street, contam com rampas para evoluções e manobras. Ambas contarão com alambrados com 2,9m de altura. A primeira conta com uma pequena arquibancada de 6,1m² com dois degraus, uma ‘mini ramp’ e um minipalco, enquanto o segundo espaço dispõe de um ‘quarter’ (meia ‘mini ramp’), uma pirâmide com corrimão destinada a manobras e um corner bowl (construção de concreto no formato de uma meia esfera, com a parte convexa para baixo).

O terceiro e último vão livre sob o elevado, destinado ao basquete, ocupa 168m² e receberá alambrados de 4,6m de altura. O espaço terá duas estruturas de basquete com tela e cesto tamanho juvenil.

Continua depois da publicidade

O espaço esportivo contará com iluminação especial com projetores em LED, paisagismo e 1,5m³ de bancos de concreto. A área alambrada contará com portas metálicas, um armário guarda-volumes de aço com oito portas e lixeira.

INVESTIMENTO

As obras, supervisionadas pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) estão sendo executadas pela Terracom Construções, vencedora da concorrência pública, e receberam um investimento de R$ 37.783.284,44, sendo R$ 19.642.831,10 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Estado, e o restante do orçamento municipal. O prazo contratual para a realização expira em setembro de 2024.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software