Clínica-escola do autista de Santos / Nathalia Bueno
Continua depois da publicidade
"Eu vejo outra criança na minha filha. Ela teve uma evolução muito boa. Melhorou a concentração, começou a falar, está menos agitada. Em casa, estimulo com atividades de pintura e identificação de letras e números. Nunca faltamos. Quero vê-la sempre evoluindo".
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
O depoimento de Alessandra Maria Coutinho demonstra a importância do trabalho desenvolvido em Santos, na Clínica-Escola do Autista, na vida da filha de 13 anos, Emanuelly Coutinho Melo.
O primeiro Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren) com atendimento 100% SUS do País completa um ano nesta sexta-feira (8), com 120 pacientes atendidos. A clínica-escola conta com equipe multidisplinar que presta atendimento clínico a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) de todas as idades. O equipamento é gerido de forma compartilhada pela Prefeitura de Santos e a organização social USC Saúde.
Continua depois da publicidade
O trabalho desenvolvido no local busca sociabilizar e dar autonomia para que essas pessoas possam fazer atividades do dia a dia, inclusive com o importante papel do ambiente projetado para o aprendizado, o que inclui a estrutura, a arquitetura, luzes e cores. Cada paciente recebe atendimento integral, a partir da avaliação de suas necessidades por meio da metodologia ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês), de intervenção comportamental, que cria situações que geram aprendizados para situações rotineiras.
A equipe de trabalho é formada por profissionais de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Intervenção Pedagógica (Psicopedagogia), Educação Física, Odontologia e Psiquiatria, além da diretoria, coordenação, secretaria, segurança, serviços gerais e manutenção preventiva e corretiva.
FAMÍLIAS
Continua depois da publicidade
Durante o horário de atendimento, os familiares e acompanhantes dos pacientes participam de grupos que visam trocar experiências e orientar sobre o acompanhamento das atividades desenvolvidas em casa, que visam a autonomia do paciente. Quando necessário, também são realizados encaminhamentos para a assistência social.
"Temos uma equipe muito competente que dá assistência aos pacientes e também às famílias. Todos são acolhidos. A evolução dos pacientes e a satisfação de seus acompanhantes nos motiva diariamente a continuar com este serviço, que é pioneiro na rede pública do País", afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.
Os pacientes são encaminhados via sistema IntegraSaúde, a partir da Atenção Básica (policlínicas) da Secretaria de Saúde (SMS).
Continua depois da publicidade
ESTRUTURA
A clínica-escola está estabelecida em área de 500m² da antiga escola estadual Braz Cubas. O prédio é totalmente acessível, com térreo e mais um pavimento, incluindo elevador, corredores e portas adaptados. Tudo para um atendimento com excelência, incluindo cores com baixo estímulo para paredes, evitando impacto visual e oferecendo mais conforto aos pacientes.
São 12 salas de atendimento, mais duas de integração sensorial, uma de intervenção precoce e dois espaços diferenciados: sala de estimulação sensorial e sala de atividades de vida diária (AVD) - também chamada de casa autônoma modelo (com banheiro, cozinha, sala e quarto).
Continua depois da publicidade
Também conta com horta, pátio coberto, quadra esportiva, brinquedoteca e sala de brinquedos, consultório odontológico, elevador, copa, lavatórios/filtro, salas de reunião e de manutenção e limpeza, área de resíduos e depósito, salas de atendimento, entre outros espaços de recepção e administrativo.
Continua depois da publicidade