No filme, a documentarista investiga sua identidade fragmentada colando peças da história de sua família e da saga nipo-brasileira / Divulgação
Continua depois da publicidade
O longa-metragem “Onde as Ondas Quebram”, dirigido por Inara Chayamiti, terá uma sessão gratuita, seguida de debate e roda de conversa com convidados, no dia 8 de juIho de 2023 (sábado), às 16h, na Associação Japonesa de Santos (AJS), na Baixada Santista. O evento marca a efeméride dos 80 anos da expulsão da comunidade japonesa do litoral paulista.
Haverá também uma roda de conversa do público com o presidente da AJS Sadao Nakai e a diretora do filme Inara Chayamiti, com mediação da designer e artista visual, curadora de arte e design e professora universitária Márcia Okida.
Continua depois da publicidade
A itinerância começou em São Paulo capital, no dia 17 de junho de 2023, e passou por Londrina, Arapongas (ambas no Paraná) e por Ribeirão Preto. No total, são 9 exibições do circuito cultural em 5 cidades brasileiras.
No filme, a documentarista investiga sua identidade fragmentada colando peças da história de sua família e da saga nipo-brasileira, marcadas por duas diásporas entre lados opostos do mundo: Brasil e Japão. Partindo de um ponto de vista autêntico e de uma busca curiosa e afetiva, o filme constrói pontes geracionais e culturais, levantando fatos históricos e atuais, questões pessoais e universais.
Continua depois da publicidade
O filme teve apoio do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, Museu Histórico de Londrina (acervo filmográfico de Hikoma Udihara), Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Museu da Emigração e Centro de Intercâmbio Cultural de Kobe, Instituto Moreira Salles (acervo fotográfico de Haruo Ohara), Logan Nonfiction Program, Café Altinópolis, Maria Fumaça Campinas / Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, Trama Fantasm, Your Podcast, MommaLaw - Müller Mazzonetto, marmiroli comunicação, REN Brasil, Embaixada do Japão no Brasil, Imago Machina, Associação Japonesa de Santos e Prefeitura de Makurazaki.
Mais informações sobre o filme e a agenda no site podem ser conferidos no seguinte no site