Chorinho no Aquário é um dos projetos culturais mais queridos da cidade e completa 16 anos hoje / Prefeitura de Santos/Divulgação
Continua depois da publicidade
Visando a segurança da população que prestigiará o evento de aniversário do Chorinho no Aquário, neste sábado (22), a CET-Santos irá interditar para o tráfego de veículos, das 15 horas à meia-noite, a Av. Samuel Augusto Leão de Moura. O trecho do bloqueio é da Avenida Joaquim Montenegro (canal 6) até a Rua Carlos de Campos. A rota alternativa é a Avenida Epitácio Pessoa.
O Chorinho no Aquário é um dos projetos culturais mais queridos da cidade e completa 16 anos hoje. Para comemorar, a Praça Luiz La Scala será palco de dois grandes shows: o encontro de Luizinho 7 Cordas e Rafaella Laranja e Maria Alcina & O Choro Brasileiro.
Continua depois da publicidade
Considerado o autêntico representante paulista do violão de sete cordas, o mestre Luizinho 7 Cordas é a grande referência dos chorões da Cidade e empresta seu nome, como patrono, à escola de música do Clube do Choro de Santos, por onde inúmeros jovens tiveram acesso ao universo da música. Com ele, sobe ao palco Rafaella Laranja, nascida e criada nas referências do choro na Cidade. Juntos farão um espetáculo com choros e sambas de grandes compositores.
Para fechar a tarde com chave de ouro, uma das vozes mais potentes e figuras carismáticas da música brasileira, Maria Alcina sobe ao palco do Chorinho no Aquário para celebrar o projeto e este gênero musical brasileiro.
Continua depois da publicidade
Em uma carreira repleta de conquistas, destaque para o Prêmio da Música Brasileira, que já ganhou tanto na categoria melhor cantora quanto melhor álbum, Maria Alcina fez trabalhos com obras de grandes nomes como Carmen Miranda e Caetano Veloso. É também reconhecida e celebrada por dois “novos” nacionais, os cantores e compositores Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro, que compuseram para ela, respectivamente, ‘De normal bastam os outros’ e a autobiográfica ‘Eu sou Alcina’.
Nestes 16 anos de atividades, o projeto já ultrapassou a marca de 550 apresentações musicais totalmente gratuitas, cumprindo o objetivo de fortalecer a divulgação do choro, primeiro estilo musical genuinamente brasileiro.
Por ele já passaram grandes nomes do gênero como Euclides Marques, As Choronas, Alexandre Ribeiro, Filó Machado e muitos outros. O público é cativo e teve seu recorde em 2008, com a apresentação do grupo Demônios da Garoa. Muitas personalidades do mundo da música, política e jornalismo também já o prestigiaram, como o diplomata Celso Amorim, o jornalista e crítico musical Sérgio Cabral e o músico e presidente do clube do choro da Itália, o bandolinista Marco Ruviaro.
Continua depois da publicidade
“O Chorinho no Aquário é um projeto que foi abraçado pela Cidade, juntando a qualidade das atrações ao cenário incrível da nossa orla. É, sem dúvidas, um orgulho pra cena cultural de Santos”, destacou o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal.
Continua depois da publicidade