Santos
Mais de mil participantes de escolas e projetos sociais, culturais e esportivos da Cidade devem desfilar no festival, que também contará com a Banda do Comando de Defesa Antiaérea do Exército
Praça no Centro de Santos será revitalizada para o Bicentenário da Independência / Divulgação/ Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Exposições, passeios e inaugurações são alguns dos eventos que marcarão o Bicentenário da Independência do Brasil em Santos. Neste ano, devido às homenagens ao Patriarca da Independência, José Bonifácio, a programação se concentrará no Centro Histórico e será iniciada às 10h justamente com a inauguração do Memorial que levará o seu nome e com a realização do Festival da Independência.
Mais de mil participantes de escolas e projetos sociais, culturais e esportivos da Cidade devem desfilar no festival, que também contará com a Banda do Comando de Defesa Antiaérea do Exército.
Continua depois da publicidade
Às 11h30 será a vez de mais uma homenagem ao Patriarca, com a entrega da estátua instagramável de José Bonifácio, na Praça Barão do Rio Branco.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
INAUGURAÇÕES E MELHORIAS
Uma das principais inaugurações do dia 7 de setembro será o Memorial José Bonifácio, um espaço expositivo interativo, que permitirá aos visitantes uma imersão tecnológica sobre a vida e história do Patriarca. Através de mapeamentos digitais o visitante poderá conhecer a trajetória do santista, mostrando seu passado como geólogo, ambientalista, além, claro, de todo seu legado político.
O Monumento José Bonifácio, uma estátua instagramável do Patrono da Independência, também será inaugurado na data. A escultura em bronze, em tamanho real, proporcionará aos santistas e turistas a possibilidade de tirar uma selfie com uma das figuras históricas mais importantes do Brasil.
Continua depois da publicidade
O monumento ficará na Praça Barão do Rio Branco que, juntamente com o Pantheon dos Andradas, passa por restauro e reforma. As obras, que estão em fase final, tornarão os locais ainda mais adequados para eventos turísticos e integração entre eles.
EXPOSIÇÃO, BONDE E ROTA DA INDEPENDÊNCIA
Até o dia 16 de setembro, fica aberta no Outeiro de Santa Catarina a exposição 'Protagonistas no processo de Independência do Brasil', que apresenta momentos importantes da Independência, como a participação de José Bonifácio e a vinda de dom Pedro I a Santos.
Continua depois da publicidade
Entre 7 e 11 de setembro, a Secretaria de Turismo organizou a Rota da Independência e um passeio especial de bonde para que as pessoas possam aprender um pouco mais sobre a ligação do Centro Histórico com o momento marcante do País.
A rota será gratuita e terá saídas às 11h e às 15h, com ponto de encontro em frente ao Museu do Café. Já o passeio de bonde, que terá performance artística em seu trajeto, sairá entre as 11h e as 17h. As exceções são no dia 7, que terá início às 13h, e no dia 8, com última viagem às 15h, devido aos eventos e festividades. O ingresso custa R$ 7. Professores, estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.
EVENTOS ATÉ O FINAL DO MÊS
Continua depois da publicidade
Eventos culturais também são esperados para o restante do mês de setembro, como o encontro "Diálogos da Independência", que ocorrerá no Teatro Guarany, nos dias 24 e 25, quando autores, pesquisadores e personalidades vão debater os caminhos que levaram à Independência do Brasil e seu impacto nos últimos 200 anos. Já no dia 29, uma homenagem será realizada no Teatro Municipal Braz Cubas com um concerto da Orquestra Sinfônica de Santos.
ATRAÇÃO PARA QUEM ESTIVER NA PRAIA
Durante a tarde, quem estiver pelas praias de Santos poderá assistir ao desfile naval coordenado pelo Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e capitaneado pelo Navio-Patrulha "Guajará". A saída do Cais da Marinha, no Porto de Santos, será a partir das 13h, com melhor visualização ao público por volta das 14h.
Continua depois da publicidade
O desfile contará com um navio, dois avisos de patrulha, uma lancha de inspeção blindada, duas embarcações da Capitania dos Portos de São Paulo e lanchas da Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental e da Guarda Portuária. As embarcações desfilarão ao longo do canal do Porto e praias de Santos e São Vicente, chegando até as proximidades da Ilha Porchat (São Vicente), onde iniciarão o regresso.