Santos

Cemitérios municipais de Santos passam por obras de melhorias

Trabalhos contemplam reforma de salas de velório, restauração de capela, nova iluminação em LED e obras de acessibilidade

Da Reportagem

Publicado em 06/10/2023 às 20:01

Atualizado em 06/10/2023 às 20:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Melhorias serão feitas nos três cemitérios municipais da cidade / Raimundo Rosa/PMS

Continua depois da publicidade

Conforto, segurança e um melhor atendimento à população são os objetivos das intervenções iniciadas neste semestre nos três cemitérios municipais de Santos. Supervisionada pela Coordenadoria de Cemitérios (Cocem), os trabalhos contemplam reforma de salas de velório, restauração de capela, nova iluminação em LED, obras de acessibilidade, entre outras melhorias nas necrópoles da Areia Branca, Saboó e Paquetá. Os trabalhos serão concluídos entre os meses de outubro e o primeiro trimestre de 2024.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Guarda Municipal de Santos prende homem por furto no cemitério do Saboó

• Guarda Municipal de Santos detém homem logo após furto em cemitério

• Túmulos tombados em cemitério de Santos passam por manutenção

No cemitério da Areia Branca acaba de ser concluída a instalação de fiação elétrica em alumínio, que visa coibir furtos por conta de não possuir valor de comércio. No local também houve a troca de sete postes de iluminação, além da instalação de outros cinco. As modificações ampliam a área de iluminação, que recebeu reforço em LED, proporcionando economia para a Administração Municipal. Também foram finalizadas a instalação de grelhas em concreto, novos condicionadores de ar e placas informativas.

Ainda na Areia Branca está em andamento a reforma das quatro salas de velório.

Continua depois da publicidade

Com previsão de entrega para a última quinzena de outubro, os ambientes serão completamente revitalizados, com serviços de pintura, iluminação embutida em LED, construção de banheiro acessível, instalação de novo bebedouro acessível, aplicação de piso tátil, entre outras melhorias.

A necrópole Filosofia, no Saboó, também passa por uma ampla reforma. Toda a fiação dos postes da alameda principal será trocada, além da instalação de novas caixas de passagem, seis novos postes de iluminação e condicionadores de ar.

Outra intervenção de impacto no local é a reforma da Capela Nossa Senhora da Piedade, localizada no interior do cemitério. Os serviços contemplam trocas de piso e revestimento, instalação de nova caixa d’água, reparos no telhado, reforço na climatização, pintura, além de outras intervenções. Segundo a Cocem, a reforma deve ser concluída até fevereiro de 2024.

Continua depois da publicidade

Em virtude do avanço das obras do VLT na região do Mercado, que futuramente chegará à entrada principal do cemitério do Paquetá, serão realizadas intervenções na entrada secundária. Localizada ao final da Rua Amador Bueno, essa será provisoriamente a única entrada para a necrópole. Entre os serviços estão o nivelamento da sarjeta da via, execução de contra piso para nivelamento, como preparativo para a recepção dos carros funerários, munícipes e visitantes, entre outras intervenções na ocasião do fechamento temporário da entrada principal.

Após as ações no acesso secundário do cemitério, outra obra será iniciada na entrada principal da necrópole, localizada na Rua Dr. Cóchrane, com o fechamento provisório do portão para o recebimento de cortejos e passagem de munícipes. Na oportunidade serão realizados reparos estruturais, serviços de limpeza, além da retirada de vegetação do portal. O local também receberá a instalação de concertina, visando inibir a entrada de meliantes ao cemitério. A obra deve ser concluída até o mês de dezembro.

“Todas essas intervenções visam buscar um atendimento mais qualificado aos munícipes, sobretudo nesse momento de última despedida aos entes queridos. As novas estruturas também vão proporcionar mais conforto e segurança não somente para os nossos visitantes, mas também às nossas equipes de trabalho”, concluiu Bento Silva, coordenador da Cocem, unidade pertencente à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software