Santos

Casarão da Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, vai ganhar acessibilidade

Local passou a receber serviços de adequação e acessibilidade

Da Reportagem

Publicado em 29/06/2023 às 13:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Investimento das obras é de R$ 478.687,53 / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

O casarão de estilo neoclássico do início do século 20, sede da Pinacoteca Benedicto Calixto, começou a receber serviços de adequação e acessibilidade. Importante espaço turístico e cultural localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão nº 15, é a última casa da orla de Santos que mantém as características da época dos barões do café.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O local vai ganhar rampas externas para entrada no edifício principal, onde será instalado um elevador plataforma (sem poço) para uma cadeira de rodas e um acompanhante. “O elevador ocupará parte da sala ao lado da escada, no piso térreo, e da sala ao lado da escada no piso superior”, explica o engenheiro Daniel Navrocky, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Agenda cultural em Santos tem exibição de ganhador do Oscar

Segundo o engenheiro Navrocky, o projeto para tornar o espaço cultural acessível prevê também a recomposição de escada externa, rampas móveis em aço, reforma de sanitários do térreo e do primeiro pavimento; adequação das instalações elétricas, piso podotátil e comunicação visual.

A Iluminar Projetos Construções e Instalações Elétricas venceu a licitação para execução da obra em sete meses com o valor de R$ 478.687,53, incluindo material, mão de obra e equipamentos. Os recursos foram destinados pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb).

Continua depois da publicidade

ESPAÇO CULTURAL

A casa onde está instalada a Fundação Pinacoteca Benedito Calixto serviu de residência familiar, asilo de idosos, pensionato de moças e até cortiço, antes de ser declarada de utilidade pública, em 1979, e começar a ser restaurada sete anos depois.

No térreo estão biblioteca de livros de arte e exposição permanente de obras de Calixto, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século 20. O andar superior funciona como galeria de mostras temporárias.

Continua depois da publicidade

Um dos espaços culturais de Santos, oferece happy hour musical, cursos e eventos variados para crianças e adultos, sobretudo aos fins de semana. Tem ingresso gratuito e fica aberta de terça a domingo, das 9h às 18h.

Esta iniciativa contempla o item 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Redução das Desigualdades. 
Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/santos-SP. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software