Mercado de trabalho
Objetivo era atender entre 300 e 400 pessoas, de acordo com estimativas da coordenadora da Vila Criativa, Carolina Garcia Machado
Ação aconteceu na Vila Criativa Penha nestes sábado / Divulgação/Raimundo Rosa
Continua depois da publicidade
Foi às 6h20 que chegaram os primeiros interessados em participar de mais uma edição da Caravana do Emprego, Oportunidades e Cidadania, realizada neste sábado, das 11h às 15h, na Vila Criativa da Penha, no Saboó. “Eram duas duplas de amigos, moradores do Morro São Bento, desesperados para trabalhar”, comentou a equipe de atendimento. E valeu a pena madrugar: todos conseguiram encaminhamento e, na quarta-feira, já se apresentam para entrevistas de emprego.
Morador no Morro da Penha, Marcos Antônio Lourenço Pires levou a esposa Marli, ambos desempregados, e a filha Miriam, de 6 anos, com manifestações alérgicas na cabeça e corpo, para atendimento de saúde. “Chegamos por volta das 9h com muita esperança. Sou motorista categoria D, mas se não tiver vaga, aceito de ajudante ou qualquer outra atividade. Aquilo que aparecer, eu vou pegar”, afirmou ele, dizendo que a esposa estava em busca de uma colocação como auxiliar de limpeza.
Continua depois da publicidade
Marli teve sorte e saiu com encaminhamento para se apresentar para entrevista em uma firma. Essa função estava na listagem das 123 vagas disponibilizadas no dia, juntamente com as de cozinheira, chefe do serviço de limpeza, motorista de caminhão e construção civil, de acordo com Lígia Rosa, do Centro Público de Emprego.
Marcos Antônio vai aguardar nova possibilidade de colocação e a filha será atendida na segunda-feira na policlínica do bairro.
Continua depois da publicidade
Agilidade
Organizada pela Seport (Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego) e pela Semulher (Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos), a caravana ofereceu atendimento ágil graças à presença de 10 funcionários da vila criativa, voluntários, estudantes de Medicina da Unimes e profissionais de várias secretarias da Prefeitura. O secretário Bruno Orlandi, da Seport, acompanhou as atividades da caravana.
O objetivo era atender entre 300 e 400 pessoas, de acordo com estimativas da coordenadora da Vila Criativa, Carolina Garcia Machado. Em cerca de meia hora, ela distribuiu 50 senhas para o púbico interessado nos serviços de educação, saúde, cidadania, orientação jurídica e empreendedorismo, entre outros.
Continua depois da publicidade
Já a Ouvidoria Municipal destacou dois funcionários para uma pesquisa pública sobre a zeladoria da Cidade e registro de ocorrências, conforme explicou Ellen Miranda, da equipe.
Atendimentos
Natália Maria, de 24 anos, vinha sentindo dores de cabeça e no pescoço, já apresentou picos de pressão alta e aproveitou a caravana para verificar a pressão arterial e a glicemia. “Está tudo normal, felizmente”, desabafou, reconhecendo a necessidade de manter um acompanhamento médico para prevenir o agravamento do quadro. “Sou muito nervosa”, reconheceu.
Continua depois da publicidade
Já Edja Matias, viúva há 11 meses, buscou a Orientação Jurídica Gratuita para saber como dar entrada no inventário e confirmar a propriedade de um sítio na área rural do Ceará. Saiu disposta a entrar em contato virtual com o cartório para solicitar os documentos necessários.
Em cerca de uma hora de atendimento na van odontológica, a dentista Juliana Parola e a auxiliar de saúde bucal Luciana Coffani, da Seção e Prevenção em Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, já haviam recebido 18 pacientes. “É importante para o público esse contato, porque nem sempre as pessoas podem falar com o dentista para tirar dúvidas e receber orientação”, afirmou Juliana.
O foco principal, explicou, é reforçar a importância da higienização bucal três vezes por dia, inclusive com o uso de fio dental. “Além disso, explicamos que qualquer lesão na boca, que não cicatrize em sete dias, exige atendimento odontológico para que seja feito o diagnóstico e, se for o caso, dar início ao tratamento.” Após o atendimento, os interessados receberam kits com fio dental, escova e pasta de dente.
Continua depois da publicidade
Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Digno e Crescimento Econômico. Conheça os outros artigos dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/santos-SP
Continua depois da publicidade