Oportunidades

Caravana do Emprego lota com empresa realizando entrevistas para vagas

Pela primeira vez, o evento contou com uma empresa no local já realizando o primeiro contato entre empregado e empregador

LG Rodrigues

Publicado em 23/03/2024 às 12:39

Atualizado em 03/04/2024 às 11:53

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Caravana do Emprego realizou dezenas de entrevistas ao longo deste sábado / LG Rodrigues / Diário do Litoral

Continua depois da publicidade

Não houve chuva ou qualquer outra ocasionalidade que impedisse que a 1ª Caravana do Emprego, Oportunidades e Cidadania de Santos de 2024 estivesse lotada na manhã deste sábado (23). Com dezenas de senhas distribuídas e inúmeros eventos programados, o evento teve, pela primeira vez, entrevistas realizadas no mesmo dia, diretamente com empregadores e muita gente deixando o local otimista com a possibilidade de voltar ao mercado de trabalho.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Realizada entre o fim da manhã e o começo da tarde deste sábado (24), a 1ª Caravana do Emprego, Oportunidades e Cidadania de Santos movimentou centenas de pessoas na Zona Noroeste da Cidade e lotou o pátio e os corredores da Unidade Municipal de Ensino Padre Leonardo Nunes, no Jardim Castelo, a poucos metros de distância da Passarela do Samba Dráuzio da Cruz.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Em pleno sabadão, PAT de Guarujá oferece 261 vagas de emprego!

• Nascem chances! PAT de Praia Grande oferta 40 vagas de emprego

• Prepare a carteira! Santos realiza 1ª Caravana do Emprego neste sábado

Se liga! PAT de Itanhaém está disponibilizando 56 vagas de emprego

"Pra a gente é importante demais, a gente tava numa busca faz muito tempo de trazer as entrevistas pra cá, na perspectiva de que a pessoa que veio procurar emprego já saia empregada. Então, a gente tinha muito encaminhamento, mas era difícil trazer a empresa. Dessa vez, a gente conseguiu uma empresa parceira, trouxe pra cá, e então a gente faz o encaminhamento normal, mas já manda pra entrevista e a entrevista acontece aqui. Logicamente é numa sala fechada e se a empresa entender que aquele profissional tá qualificado pra vaga ofertada, faz a contratação na hora", afirma Bruno Orlandi, atual Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Emprego de Santos.

Continua depois da publicidade

Ao longo de quatro horas, funcionários da Administração Municipal ofereceram, no local, orientações de saúde, realizaram cadastro para vagas de emprego, auxiliaram com orientações a respeito de educação, empreendedorismo, cidadania e também noções jurídicas. Participaram da ação profissionais da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte), Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e Ouvidoria Municipal.

Se liga! PAT de São Vicente oferece 140 vagas de emprego nesta quarta (13)

Esta foi apenas a primeira edição da caravana do ano, sendo que, em 2023, foram oito ao todo. Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram quase mil atendimentos, totalizando 898 vagas disponibilizadas e mais de 400 encaminhamentos para entrevistas. A caravana passou por Aparecida, Morro da Nova Cintra, Morro da Penha, São Jorge, Estuário, São Manoel, Castelo e, na Área Continental, Monte Cabrão.

Continua depois da publicidade

"A perspectiva é de fazer uma por mês, a partir de agora, a gente fazer uma por mês. Então, ao chegar ao final do ano, com dez porque janeiro e fevereiro tem carnaval, aniversário da Cidade, aniversário do Porto, é mais confuso. Então, a gente consiga fazer essa primeira e trabalhar uma vez por mês até o final do ano", concluiu Bruno.

Dezenas de pessoas circularam pela UME Leonardo Nunes neste sábado durante a 1ª Caravana do Emprego

DADOS.
Segundo estatísticas do Estudo Emprego Formal, da Fundação Seade, Santos, ao longo dos 31 dias de janeiro, propiciou a criação de 277 empregos formais. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), as vagas foram distribuídas pelos setores de serviços (382); indústria (0); construção (135); agricultura, pecuária e pesca (-9) e comércio (-231), sendo que apenas estes últimos dois negativaram.

Continua depois da publicidade

Para Kimberlyn Oliveira, de 28 anos, a caravana representou a possibilidade de se recolocar no mercado de trabalho.

"Eu conversei agora na entrevista e expliquei que estou trabalhando, mas sem registrar, porém, os horários não estão me dando chance de poder cuidar dos meus dois filhos então consegui que eles me encaminhassem e na segunda-feira (25) tenho mais uma entrevista e quem sabe consigo a vaga", conclui.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software