A Caravana é organizada pela Seectur, em parceria com a pasta de Governo (Segov). / Divulgação/Prefeitura de Santos
Continua depois da publicidade
Esperança de conseguir uma vaga de emprego mesmo nos últimos dias do ano. Foi este o sentimento que levou André Ricardo da Silva, 46 anos, à Caravana das Oportunidades, Emprego e Empreendedorismo, realizada na manhã desta quarta-feira (7), na Vila Criativa da Zona Noroeste, no Rádio Clube.
Esta foi a 6ª edição da iniciativa este ano, realizada pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). A caravana leva os serviços do Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) a todas as regiões de Santos. Com as 120 consultas desta quarta-feira, a iniciativa contabiliza cerca de mil pessoas atendidas em 2022.
Continua depois da publicidade
Morador do Rádio Clube, André Ricardo conta que tem experiência como auxiliar de elétrica mas, por estar sem emprego, está se virando graças aos "bicos". "Sou da área da construção civil, já atuei como lixador e ajudante de encanador". Na caravana, ele cadastrou seu currículo e já fez uma consulta de vagas em sua área.
Quem também está procurando emprego é Fátima Aparecida, 56, moradora do Rádio Clube. Ela e o marido estão atualmente desempregados. "Busco uma vaga na área de limpeza".
Continua depois da publicidade
A Caravana das Oportunidades também levou aos moradores da Zona Noroeste orientações sobre serviços do posto Sebrae Aqui (empreendedorismo), Banco do Povo, assistência jurídica gratuita e educação de jovens e adultos (EJA), além de atendimento da van odontológica, da Secretaria Municipal de Saúde, e corte gratuito de cabelo.
Uma das primeiras a serem recebidas na van odontológica foi Dalva Dias Oliveira. "Faz muito tempo que não vou ao dentista. Tenho prótese dentária, e alguns dentes doem quando mastigo um alimento mais duro", comentou a moradora do Rádio Clube, após ganhar um kit de higiene bucal.
Servindo o Exército, Lucas Nóbrega da Silva, 21, aproveitou a manhã chuvosa para dar um trato no cabelo em um dos espaços da Caravana das Oportunidades. "Meu último corte foi com máquina zero, há três semanas", comentou ele, elogiando a Caravana. "É bacana porque ajuda a comunidade".
Continua depois da publicidade
A Caravana é organizada pela Seectur, em parceria com a pasta de Governo (Segov). Apoio: Subprefeitura da Zona Noroeste, secretarias de Saúde (SMS), da Educação (Seduc) e da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher).
Continua depois da publicidade