Com essas etapas em andamento, titular da Coordenadoria dos Cemitérios (Cocem) já pretende agendar a primeira missa, que marcará a inauguração do templo ecumênico / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
As obras da capela ecumênica do Cemitério da Areia Branca (Av. Nossa Senhora de Fátima s/nº), encontra-se na sua etapa final. Até então, era a única necrópole municipal que não possuía um templo.
“A edificação já está pronta e faltam agora alguns acabamentos no entorno”, afirmou a arquiteta Tainah Perrota, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), responsável pela supervisão das obras. A parte posterior do templo ganhará um canteiro com 16,78m de extensão, que terá árvores e gramado, conforme explicou.
Continua depois da publicidade
Já o piso em torno da capela será recuperado, de acordo com Joseilson Galvão Ferreira, titular da Coordenadoria dos Cemitérios (Cocem), subordinada à Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref). Na próxima semana, será definida a renovação da pavimentação com o prefeito Regional da Zona Noroeste, Kleber Passos, adiantou ele.
Com essas etapas em andamento, Joseilson Ferreira pretende agendar a primeira missa, que marcará a inauguração do templo ecumênico.
Continua depois da publicidade
Solicitada pela comunidade, a capela, com 60m², tem telhado de estilo inglês (quatro águas); porta principal dupla; seis bancos de madeira de 2m por 0,85m, com encosto e pés em ferro fundido pintado, e brise de madeira tipo veneziana, além de um banheiro e um depósito.
O altar dispõe de painel com vitral e o piso, revestido com cerâmica, conta com caminho podotátil. O projeto é de autoria de arquitetos da Seinfra.
O Cemitério do Paquetá (Rua Dr. Cochrane s/nº, Paquetá, em Santos), o mais antigo da Cidade, inaugurado em 1854, conta com a Capela Ecumênica do Santo Cristo, enquanto o Cemitério da Filosofia, inaugurado em 1892, mantém a Capela Nossa Senhora da Piedade, reconhecida como católica pela Diocese por dispor de sacrário.
Continua depois da publicidade
A capela ecumênica do Cemitério da Areia Branca foi construída pela empreiteira Iluminar Projetos, Construções e Instalações Elétricas Ltda., vencedora da licitação promovida pela Prefeitura. O investimento foi de R$ 329.593,51, recursos do orçamento municipal.