SANTOS
Com o objetivo de despertar a sensibilidade e a sensação de pertencimento das pessoas com deficiência e com autismo, a atividade incluiu apresentação dos cães em performance e contato com os animais
Canil traz alegria em Santos / Foto: Nathalia Filipe
Continua depois da publicidade
Crianças atendidas pela Assistência ao Menor Enfermo Mental (Amem) se divertiram na tarde desta quinta-feira (22) no Canil da Guarda Civil Municipal de Santos (Jabaquara).
Com o objetivo de despertar a sensibilidade e a sensação de pertencimento das pessoas com deficiência e com autismo, a atividade incluiu apresentação dos cães em performance e contato com os animais.
Continua depois da publicidade
Durante 30 minutos, os cães Logan (Pastor Alemão), Ozzy (Border Collie) e Hórus (Pastor Malinois) demonstraram suas habilidades no 'sit' (sentar), rolar e fingir de morto, além de cumprirem o circuito agility (esporte para cães), como a passagem por gangorras e pneus e saltos em bambolês. O filhote Luke (goldendoodle - junção de Golden Retriever e Poodle), pequeno aprendiz do canil recebeu afagos das crianças.
Para incentivar os alunos, a professora Vilma Lima, 47, aceitou participar do circuito com os cachorros. "Para mim e para os alunos está sendo um dia sensacional. É uma nova vivência que eles precisam ter e sentir".
Continua depois da publicidade
Na programação estava presente um do projeto Equoterapia, de reabilitação de pessoas com deficiência, que foi acariciado pelas crianças.
O pequeno Hernandez de Almeida, 10, aplaudia todas as demonstrações que os cães faziam em resposta aos comandos. "Quero ter um cachorro grande como eles, que se chame Rex e brinque comigo".
Nicole Araújo, 10, observava o cavalo com os olhos brilhando. Apesar do tamanho do animal, a pequena estava ansiosa para chegar perto. "O cachorro é o meu animal favorito, mas a parte que eu mais gostei do passeio foi o cavalo. Nunca tinha visto um, é muito grande".
Continua depois da publicidade
A inspetora-chefe da Guarda Municipal, Nizete Maurício, falou sobre o desenvolvimento do trabalho da corporação "Nós adoramos fazer esse trabalho social; estudamos muito para colocá-lo em prática. Ele é transformador para nós e para as crianças".
Continua depois da publicidade