Santos

Canal da Avenida Campos Sales, em Santos, ganhará dois novos pontilhões

Substituição das estruturas vai garantir mais segurança para o trânsito de veículos pesados

Da Reportagem

Publicado em 09/08/2023 às 16:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Novos pontilhões vão garantir mais segurança para o trânsito de veículos pesados / Divulgação

Continua depois da publicidade

O canal da Avenida Campos Sales, na altura da Rua Dr. Cochrane, no bairro Vila Nova, vai ganhar dois novos pontilhões com maior capacidade de carga, em substituição às estruturas hoje existentes, garantindo mais segurança para o trânsito de veículos pesados. Atualmente, um dos pontilhões já se encontra interditado para o tráfego em razão das obras de implantação da Linha 2 do VLT, que passará ao lado das estruturas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O pontilhão que direciona o trânsito sentido canal 1 terá 105m², enquanto o outro, com fluxo de veículos em direção à Bacia do Mercado, 189m², conforme adiantou o secretário de Serviços Públicos, Wagner Ramos.

Continua depois da publicidade

“Eles serão construídos em laje alveolar protendida, pré-fabricada, que permite execução mais rápida, com a mesma qualidade e segurança, de forma a minimizar os impactos no trânsito.” A laje protendida possibilita vãos com maior distância entre os pilares, não necessita de escoramento e diminui deformações e fissuras, resultando em aumento da capacidade de carga.

 

Continua depois da publicidade

PROJETO 

Os serviços de demolição e construção dos pontilhões, a cargo da Engeterpa, terão início com a construção do berço (fundação) em concreto armado, seguindo-se o posicionamento da laje. O prazo contratual é de oito meses, a contar da data da emissão da Ordem de Serviço, o que ocorrerá nas próximas semanas, seguindo-se a instalação do canteiro de obras.  

“Na sequência, será providenciada a camada de consolidação, com a colocação de uma capa de concreto armado, finalizando os serviços com a pavimentação e pintura da sinalização horizontal”, prosseguiu o secretário, lembrando que o acompanhamento e supervisão das obras estarão a cargo de engenheiros da Seserp.

Continua depois da publicidade

O projeto prevê remoção de 236,5m de guia; demolição de 200,5m de sarjetas, 480m² de calçadas em concreto e 356m² de pavimento asfáltico, com fresagem (remoção do asfalto antigo) em 898,5m². Serão instalados 234,5m de novas guias e haverá a construção de 238,5m de sarjeta de concreto, moldada no local, além da execução de 495m² de calçadas em concreto desempenado (nivelado com desempenadeira).

Os pontilhões receberão 356m² de pavimentação asfáltica, aplicando-se mais 898,5m² no entorno dessas construções. Serão criadas ainda 10 rampas de acessibilidade e reconstruídas seis bocas de lobo, com troca da grelha em três dessas unidades. Para completar, haverá o renivelamento da tampa de três poços de visita.

 

Continua depois da publicidade

INVESTIMENTO

Os serviços de demolição e construção dos pontilhões estão a cargo da Engeterpa – Construções e Participações Ltda., vencedora da concorrência pública. O extrato de contrato com a Seserp, no valor de R$ 1.708.245,11, foi publicado na edição desta terça-feira (8) do Diário Oficial e inclui materiais, equipamentos e mão de obra.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software