Santos

Caminhada conscientiza sobre endometriose e esclerose múltipla neste sábado em Santos

O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, enfatiza a importância do poder público manter-se atento às demandas da população

Da reportagem

Publicado em 24/05/2022 às 08:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Caminhada conscientiza sobre endometriose e esclerose múltipla neste sábado em Santos / Divulgação/ PMS

Continua depois da publicidade

Endometriose e esclerose múltipla: duas doenças crônicas sobre as quais são comuns relatos de diagnóstico tardio e diminuição da qualidade de vida dos pacientes devido à demora na descoberta. Para ajudar a reverter essa situação, será realizada neste sábado (28), às 9 horas, a Caminhada da Endometriose e Esclerose Múltipla, acompanhada por diversas ações de saúde (veja abaixo).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A concentração começará às 8 horas. Os participantes sairão da Concha Acústica, na orla do Gonzaga (altura do canal 3), e caminharão até a Praça das Bandeiras, em frente à Avenida Ana Costa. O trânsito na avenida da praia, no trecho compreendido pelo evento, será temporariamente interrompido (pista José Menino – Ponta da Praia).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Grupos realizarão a V Caminhada da Adoção no domingo em São Paulo

• 5ª Corrida e Caminhada da APAE de Praia Grande será no dia 3 de abril

• Santos realiza caminhada de conscientização sobre HIV/Aids neste sábado

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação ocorre em comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28 de maio) e do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (30 de maio). O evento é aberto a qualquer interessado e é sugerido o uso de camiseta na cor amarela ou laranja.

Continua depois da publicidade

O objetivo é informar a população sobre os sinais, sintomas e conscientizar pela busca do diagnóstico. A cidade de Santos mantém serviços especializados para o acompanhamento das duas doenças: no Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira (Ambesp NT) são atendidos os portadores de esclerose múltipla; no Instituto da Mulher e Gestante e Complexo Hospitalar dos Estivadores (a depender da severidade do quadro clínico), as pacientes com endometriose.

VISIBILIDADE

"Entendemos a necessidade de dar mais visibilidade a essas doenças, pois acreditamos existir muitas pessoas ainda sem diagnóstico. Uma vez que tenham mais acesso à informação, podem ajudar pessoas próximas a procurar os serviços de saúde para uma melhor investigação da condição clínica", diz a prefeita em exercício, Renata Bravo.

Continua depois da publicidade

"Queremos oferecer mais qualidade de vida aos santistas na convivência com essas doenças que, infelizmente, não têm cura", completou. 

 

ATENTO ÀS DEMANDAS

Continua depois da publicidade

O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, enfatiza a importância do poder público manter-se atento às demandas da população. "Em janeiro deste ano, abrimos o ambulatório de esclerose múltipla a partir da reivindicação de portadores da doença, mais a avaliação da necessidade pela Secretaria de Saúde. Criamos um fluxo de trabalho e capacitamos nossas equipes para o diagnóstico precoce", diz Catapreta.

Com relação à endometriose, o secretário afirma que a Cidade busca o aprimoramento da rede a partir da escuta das entidades envolvidas no tema. "Desde 2019, o Complexo Hospitalar dos Estivadores, um hospital municipal, é referência para a Baixada Santista em cirurgias por videolaparoscopia para eliminar focos da endometriose", explicou.

A caminhada é organizada pela Associação de Endometriose da Baixada Santista (Endomulheres), Associação de Portadores de Esclerose Múltipla da Baixada Santista (Apembs), Associação do Litoral Santista de Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla (Alsapem) e Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Saúde. A ação tem apoio das secretarias de Cultura, Serviços Públicos, Companhia de Engenharia de Tráfego, Guarda Civil Municipal, Escola Técnica Congonhas, Polícia Militar, Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite C da Baixada Santista (Grupo Esperança) e Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista.

Continua depois da publicidade

FESTA DA SAÚDE

As associações envolvidas na organização do evento distribuirão folders informativos. Diversas ações voltadas à promoção da saúde e do bem-estar gratuitas também estão programadas pela Secretaria de Saúde de Santos para acontecer na Praça das Bandeiras:

 

Continua depois da publicidade

- Aferição de pressão arterial

- Distribuição de preservativos masculino e feminino

- Orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis

Continua depois da publicidade

- Orientação sobre dengue e chikungunya

- Orientação sobre primeiros socorros

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software