Bolsa Trabalho / Foto: Raimundo Rosa
Continua depois da publicidade
A segunda turma do Bolsa Trabalho deste ano, em Santos, foi oficialmente integrada ao programa nesta segunda-feira (8), durante cerimônia no Teatro Municipal Braz Cubas. O evento contou com a participação dos selecionados e dos coordenadores dos postos de trabalho onde atuam que, juntos, assistiram a uma palestra sobre Gestão Pública.
Os bolsistas do programa começaram a ser integrados aos postos de trabalho no último dia 18. Dos 560 selecionados, 515 já estão atuando em órgãos públicos municipais e estaduais. "Nos dá muita alegria ver a plateia cheia. Passamos por momentos difíceis durante a pandemia de covid-19, mas sempre estivemos compromissados com a retomada econômica que, hoje, estamos fazendo junto a vocês", disse o prefeito Rogério Santos.
Continua depois da publicidade
Após as boas-vindas, os presentes assistiram à palestra "Fundamentos da Gestão Pública", ministrada pelo gestor e mestrando em Administração Pública Ergon Cugler. Ele falou sobre o que são políticas públicas, como são feitas e a motivação para elas, bem como trouxe alguns exemplos de desafios do século 21, como o desenvolvimento sustentável.
Continua depois da publicidade
PREPARAÇÃO PARA O MERCADO
Paralelamente ao serviço, os selecionados também realizam cursos preparatórios on-line, com carga horária de 80h, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). São matérias como secretariado e recepção, rotinas administrativas, gestão de pessoas, almoxarifado e organização de eventos.
Presencialmente, ainda participam do Time do Emprego, curso ministrado pelo Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET), que aborda conteúdos como autoconhecimento, elaboração de currículo, entrevista de emprego, planejamento financeiro, empreendedorismo e trabalho por conta própria.
Continua depois da publicidade
"O objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho. Eles saem daquele estado de vulnerabilidade social, podem ser encaminhados para vagas de emprego pelo CPET e aprendem a lidar também com a parte social do ambiente de trabalho, com os gestores e coordenadores. Então já ganham experiência para um futuro emprego", afirmou a coordenadora do programa, Lígia Rosa.
BOLSISTAS JÁ SENTEM A MUDANÇA
Entre os bolsistas já integrados aos postos de trabalho, está Vivian Baco Gonçalves de Lima, de 37 anos. Desempregada há pelo menos sete e com três filhos para criar, ela sente o gosto pelo retorno ao mercado de trabalho agora que atua na secretaria da UME Vinte e Oito de Fevereiro. "Eu comecei a ter de volta a minha independência e não depender só da pensão do pai das minhas filhas. Agora consigo colocar comida melhor dentro de casa e não ficar com tudo contadinho como era".
Continua depois da publicidade
Ainda na ansiedade para receber uma função, Waldemar Sanches da Conceição Júnior, de 48 anos, já sente a mudança após integrar o programa. Ele perdeu o emprego de motorista durante a pandemia do coronavírus e passou a trabalhar com reciclagem. Como a renda não foi suficiente para se manter, acabou passando um período em um dos abrigos provisórios da Prefeitura de Santos e, lá, foi inscrito no programa pela equipe de acolhimento.
"Estava sem perspectiva de vida, sem ocupação. Agora consigo ocupar a mente, pagar meu aluguel, dar seguimento à minha vida e, através dessa oportunidade, sei que outras portas serão abertas".
BOLSA TRABALHO
Continua depois da publicidade
Programa realizado pelo governo estadual em parceria com as prefeituras, no Bolsa Trabalho os selecionados recebem bolsas no valor de R$ 540 por mês para trabalhar em órgãos públicos. A carga horária é de quatro horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício pode ser pago por cinco meses seguidos. Os participantes ainda passam por curso de qualificação e recebem apoio para encontrar emprego.
Mais informações pelo telefone 0800-7979800 (ligação gratuita) ou pelo WhatsApp (11) 98714-2645.
Continua depois da publicidade