Cultura
Há 16 anos, Dan Oliveira e Guido Bertoni propagam acessibilidade por meio da música. Apresentação dos artistas irá acontecer na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, a partir das 19h30
Dan Oliveira e Guido Bertoni se apresentam no Rio Santtos Jazz Fest nesta terça-feira (26) / Divulgação
Continua depois da publicidade
Não há barreiras que o talento e a determinação não possam vencer. Esse é o exemplo propagado pela banda santista 2RD, formada por Dan Oliveira e Guido Bertoni, dois amigos deficientes físicos que se uniram há 16 anos para fazer música e mostrar a importância da inclusão por meio da arte. Conhecidos pelo bom som, a dupla irá apresentar o melhor do blues, jazz e mpb no Rio Santos Jazz Fest, nesta terça-feira (26), na Pinacoteca Benedicto Calixto, às 19h30.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Aproximados pelo esporte, Dan e Guido se conheceram em 2003, na equipe do time de basquete sobre rodas de Santos. Além do gosto pela atividade física e da superação de grandes desafios, os colegas de time tinham ainda mais coisas em comum, e não demoraram para perceber que a música se tornaria o principal elo dessa amizade.
Foi durante uma viagem com o time de basquete que a dupla compartilhou seus talentos musicais a partir de uma brincadeira para passar o tempo. O que era apenas um passatempo se tornou uma carreira musical de 16 anos que, além de música, leva ao palco acessibilidade, inclusão e incentiva outras pessoas com deficiência a seguirem no mercado artístico.
Continua depois da publicidade
“A 2RD tem como objetivo levar a mensagem da inclusão, diversidade e superação sobre não desistir dos seus sonhos por algum tipo de limitação. Desafios e barreiras todos nós enfrentamos, mas só depende de nós podermos ultrapassá-las”, ressalta Dan Oliveira.
A representatividade transmitida pela dupla começa pelo nome da banda, isso porque 2RD representa o nome de Rodrigo (Guido) e Danilo (Dan), e o número dois simboliza as duas rodas. Nas noites pelos bares de Santos, os artistas já levaram muito mais do que música aos palcos dos estabelecimentos. Foi por causa deles, que donos de bares e casas noturnas passaram a priorizar a acessibilidade, adaptando a estrutura dos ambientes para receber pessoas com deficiência.
No Rio Santos Jazz Fest, os artistas irão apresentar canções de nomes consagrados na música brasileira, como Marisa Monte, Kid Abelha, Paralamas do Sucesso, Tom Jobim, Toquinho e outros. Além do município Santista, a dupla, que também se apresenta como banda, já percorreu outras cidades do estado de São Paulo e também já esteve no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade