O fim das atividades do Banco de Sangue de Santos surpreendeu pessoas que costumavam procurar a instituição / Divulgação
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos sofreu um revés no último dia de fevereiro e passará a contar com um local de doação de sangue a menos. De acordo com o Grupo GSH, as atividades do Banco de Sangue de Santos, que ficava no bairro do Boqueirão, foram encerradas devido, segundo a empresa, a 'estratégias operacionais'.
O fim das atividades do Banco de Sangue de Santos surpreendeu pessoas que costumavam procurar a instituição para contribuir com os estoques. Por meio das redes sociais, o BSS deletou postagens antigas e destacou apenas uma foto onde lamentavam o encerramento.
Continua depois da publicidade
"É com pesar que informamos que o Banco de Sangue de Santos encerrará suas atividades definitivamente. Agradecemos imensamente a todos que doaram seu tempo e sangue para ajudar a salvar vidas ao longo desses anos", afirma a nota.
O Diário do Litoral procurou o Grupo GSH, que era responsável por administrar o BSS para questionar os motivos que levaram à decisão. Em comunicado enviado à Reportagem, a empresa destacou que a decisão se deve a uma série de fatores.
Continua depois da publicidade
"O Grupo GSH informa que, após um longo período de atuação na cidade, encerrou, dia 28 de fevereiro, as atividades do Banco de Sangue de Santos. A iniciativa é decorrente de estratégias operacionais que visam sempre oferecer assistência hemoterápica aos hospitais com o que há de melhor em estrutura, inovação, sustentabilidade e qualidade".
A nota segue afirmando que continuará prestando auxílio à Baixada Santista.
"Contudo, a instituição informa que continuará abastecendo aos hospitais locais e da região por meio do Banco de Sangue de São Paulo e do recém-inaugurado Banco de Sangue de Santo André. Juntos, garantindo assistência hemoterápica aos hospitais da região. Inclusive as agências transfusionais do Grupo GSH continuarão funcionando em Santos".
Continua depois da publicidade
"A instituição agradece imensamente o apoio dos doadores e de toda a população de Santos nesses mais de 20 anos de funcionamento da unidade e faz um apelo para que continuem alimentando essa corrente do bem pela vida".
Na mesma postagem onde anunciou o término do funcionamento, várias pessoas lamentaram e destacavam que o Banco de Sangue de Santos contava com uma equipe bem-conceituada.
"Uma grande perda, pois, em Santos, já temos poucos locais de Banco de Sangue e agora então, mas agradeço a todas as funcionárias que sempre me receberam muito bem", afirmou uma usuária.
Continua depois da publicidade
Com isso, Santos passa a contar apenas com dois locais de doação de sangue, o Hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia de Santos e o Hospital Guilherme Álvaro.
Continua depois da publicidade