Santos

Bairro Vila Mathias, em Santos, celebra 135 anos; veja curiosidades

Nas últimas décadas, a Vila Mathias acabou se tornando um centro universitário

Da Reportagem

Publicado em 14/04/2024 às 11:20

Atualizado em 14/04/2024 às 11:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Seu nascimento é marcado a partir do loteamento da região / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A Vila Mathias completa 135 anos, neste domingo (14), junto a diversas histórias que são contadas em cada canto dos seus 1,4 km² de extensão. O bairro residencial é conhecido por ficar próximo ao Centro Histórico de Santos, une comércio ativo, tem importância cultural e ainda é considerado um polo universitário.
 
Seu nascimento é marcado a partir do loteamento da região, quando o empreendedor português Mathias Casimiro Alberto da Costa, na segunda metade do século 19, tornou-se proprietário de grande parte das terras que compõem o bairro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além disso, Mathias também foi um dos responsáveis por fundar uma das primeiras empresas de transporte de Santos, instalada nas suas terras, e pela linha de bonde que ligava o Centro até a praia, dando início a Avenida Ana Costa (em homenagem a sua esposa, Anna Costa).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Audiência pública discute alteração do tipo de uso de áreas da Vila Mathias

• Nova frente de obras do VLT será iniciada na Vila Mathias em Santos

Entre o trânsito de munícipes em suas vias, está o fato de que a área já abrigou diversas personalidades importantes para a história nacional. A primeira Miss Brasil, Maria José Leone, ou apenas Zezé Leone, morava na confluência da Avenida Senador Feijó com a Rangel Pestana quando venceu o primeiro lugar do concurso, em 1923.

A jornalista e escritora Patrícia Galvão, a Pagu, o poeta Roldão Mendes Rosa e o teatrólogo Plínio Marcos também sempre fizeram parte da trajetória da Vila Mathias, mais precisamente no tradicional Restaurante Almeida, que existe há mais de 90 anos.
 
Em razão da extensa área, de aproximadamente 1,48 km² (é o maior bairro em extensão de Santos), oito vias delimitam o bairro: as ruas Joaquim Távora, Xavier Pinheiro e Manoel Tourinho, e as avenidas Rangel Pestana, Campos Salles, Bernardino de Campos (Canal 2), Waldemar Leão e Cláudio Luís da Costa - as três últimas marcam o contorno do bairro em apenas alguns trechos.

Continua depois da publicidade

Outras duas avenidas importantes da Cidade passam pela região: Washington Luís (Canal 3) e Conselheiro Nébias.

Equipamentos

Nas últimas décadas, a Vila Mathias acabou se tornando um centro universitário. O bairro conta com seis instituições de ensino superior: a Universidade Paulista (Unip), o Centro Universitário São Judas Tadeu Campus Unimonte, Universidade Católica de Santos (Unisantos), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP) e a Strong/Fundação Getúlio Vargas.

Nele, está afixado o maior complexo artístico local: o Centro de Cultura Patrícia Galvão, onde se localiza o Teatro Municipal Braz Cubas, o Museu da Imagem e do Som (Miss) e o Teatro de Arena Rosinha Mastrangelo. No bairro também estão a Igreja do Imaculado Coração de Maria e o templo do Racionalismo Cristão, equipamentos de saúde como a UPA Central e o Instituto Adolfo Lutz, e o centro esportivo Arena Santos.

Continua depois da publicidade

Abriga ainda a subsede do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista e diversas outras associações que têm o mesmo propósito de representar classes trabalhadoras, como os sindicatos do Comércio Varejista, dos Urbanitários, dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santos, entre outros.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software