Santos

Bairro Macuco, um dos mais antigos e tradicionais de Santos, comemora aniversário

Apesar das discussões sobre as datas, o aniversário do Macuco é comemorado junto com o da Sociedade de Melhoramentos do Bairro, fundada há 28 anos, em outubro de 1995

Da Reportagem

Publicado em 14/10/2023 às 20:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Até a década de 50 foi o bairro mais populoso de Santos e também o de maior em extensão territorial / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Localizado entre a área portuária e a zona da orla, o Macuco, um dos bairros mais antigos e tradicionais de Santos, faz aniversário neste mês de outubro. Não existem documentos que confirmem os dados oficiais de sua fundação, embora se acredite que tenha sido por volta de 1880. Apesar das discussões sobre as datas, o aniversário do Macuco é comemorado junto com o da Sociedade de Melhoramentos do Bairro, fundada há 28 anos, em outubro de 1995.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O seu nome vem de uma ave considerada pesada e sem muito jeito para voar e que frequentava muito o bairro no início do século passado, os “macucos”, que não são mais vistos desde que o bairro começou a se desenvolver. A sua formação começa ainda no final do século 19, com um fluxo de migrantes do Norte/Nordeste que vem para cidade trabalhar no novo porto que estava sendo construído. Pode-se dizer que o seu aparecimento começa a se tornar mais efetivo a partir das primeiras décadas do século 20 e vai se caracterizar a princípio como um bairro onde a maioria de seus habitantes era de trabalhadores do porto.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mutirão contra o Aedes elimina 62 focos com larvas no Macuco, em Santos

• Avenida Rodrigues Alves terá trecho no Macuco interditado para obras do VLT

Até a década de 50 foi o bairro mais populoso de Santos e também o de maior em extensão territorial, que se estendia do Entreposto de Pesca da Ponta da Praia até o Mercado Municipal. Atualmente, com população de cerca de 20 mil habitantes e aproximadamente 1,72km² de área, o bairro é delimitado pelas avenidas Afonso Pena, Siqueira Campos e Rodrigues Alves, além das ruas João Alfredo, Xavier Pinheiro e Campos Melo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

O Macuco possui uma rica história, vários comércios e é considerado o berço do Carnaval e do esporte na região, além de ter sido palco de agitações políticas da classe operária na Bacia.

Em um desses comércios está o simpático casal Aline, 43, e Ronaldo Camilo, 38, proprietários de uma panificadora localizada há mais de 40 anos, no Canal 4. Os dois vieram da Capital e se encantaram com o bairro. “Compramos o ponto há três anos e estamos muito felizes aqui. Essa padaria existe há mais de 40 anos e os antigos proprietários nos contaram muitas histórias do bairro e dos tempos antigos no comércio. Foi isso que nos fez acreditar que daria certo”.

Para a dona Therezinha Pereira, de 89 anos, costureira aposentada, moradora do bairro há mais de 50 anos, o Macuco faz parte da sua história. “Ainda lembro das crianças brincando aqui na rua. Hoje não vemos mais isso, mesmo assim o bairro continua sendo muito calmo e agradável e um local repleto de boas histórias e lembranças”, falou saudosa.

Continua depois da publicidade

Os moradores do bairro são atendidos pela UPA Zona Leste e tem como opções municipais de ensino as UME’s Antônio de Oliveira Passos Sobrinho, Elsa Virtuoso e Padre Waldemar Valle Martins. O local também abriga a instituição sem fins lucrativos, Associação Casa da Criança de Santos e o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software